Carregando
prévia › 3ds 
Dead or Alive: Dimensions
escrita por Adriano Benedito Pasquini
O início da renascença dos jogos de luta para plataformas Nintendo. É assim que alguns entusiastas estão encarando as empreitadas de franquias que não eram até então cativas em um videogame da gigante de Quioto. Culpado: os anúncios para o Nintendo 3DS. Parece exagero, de fato, porém, quando presenciamos um genuíno jogo da franquia Street Fighter no 3DS, ou futuramente BlazBlue podendo embarcar junto ao acervo ainda em formação, um sorriso se estampa no rosto dos aficcionados por este estilo. A perspectiva é das melhores, mesmo que tenha sido hiperbolizada.

Analisando friamente, a grande surpresa inicial atende pelo nome de Dead or Alive: Dimensions. A série nunca marcou presença num videogame da Nintendo. Ok, BlazBlue também é novidade, porém a franquia criada por Itagaki é muito antiga e mais conhecida, vinda dos arcades em meados dos anos 1990. Já fizera história em diferenciadas plataformas, porém nunca em um console nintendista. Mas o dia chegou...

Talvez devido a este motivo, Dead or Alive: Dimensions terá um modo história baseado em uma retrospectiva que vai do primeiro Dead or Alive, até o quarto episódio da série, lançado para Xbox 360. Denominada Chronicle, esta narrativa ordeiramente cronológica proporcionará ao jogador tomar o controle dos personagens mais importantes nestes exatos 15 anos que a série completa em 2011, seguindo momentos importantes da série e tudo isto visto em cutscenes que usarão do efeito 3D. Haverá conteúdo inédito também, principalmente de caráter elucidativo no que se refere aos próprios episódios antigos.

Durante as lutas, um interativo tutorial trará noções dos principais movimentos presentes no jogo. Para os marinheiros de primeira viagem, torna-se uma adição considerável e que resultará numa assimilação mais vindoura do universo da série.

Os combates em Dead or Alive são bem dinâmicos, com controles simplificados que proporcionam golpes mais próximos da realidade das artes marciais praticadas pelos personagens. Raramente você se deparará com combos exagerados, dentre outros aspectos fantasiosos, estes inseridos em muitos jogos do gênero. Em Dimensions, isto não deverá ser diferente. A estrutura do jogo será baseada em Dead or Alive 4, de Xbox 360, porém adaptada para a realidade do novo portátil da Nintendo. Inclusive, a equipe de desenvolvimento afirmou que o "counter system" (sistema de contra-ataque, baseado em tempo de reação), famoso na série por aliar comandos simples a estratégias diferenciadas de defesa ofensiva ou de contenção, se baseará em Dead or Alive 3, porque este é mais simples de ser assimilado.

Haverá um auxílio na tela de toque do 3DS que otimizará a aprendizagem e/ou realização dos comandos em batalha. Bastará selecionar uma sequência de comandos e estes poderão ser realizados. Para os tradicionalistas, este tipo de artifício não é algo obrigatório, apenas servindo como um guia para novatos.

Além do modo Chronicle, haverá o clássico Modo Arcade, baseado em confrontos simples contra oponentes controlados pela CPU, o Survival Mode, que consiste em uma luta incessante e sem descanso contra vários oponentes até que o jogador perca o embate, ou seja, um verdadeiro teste de resistência, e ainda o Tag  Challenge, no qual o jogador poderá lutar em duplas contra dois adversários controlados pela CPU, no qual é possibilitada a realização de golpes em conjunto, o que dá uma maior diversidade à jogabilidade.

O grande atrativo dos jogos de luta é o modo multiplayer e Dead or Alive: Dimensions terá suporte para o multiplayer local ou online, este através do uso de friend-codes. Junto a isto, haverá o modo Throwdown, que utiliza o Street Pass no intuito de poder executar embates contra oponentes (caso eles aceitem o desafio), não importa o lugar onde o encontro ocorra, algo bem similar ao que ocorre em Super Street Fighter IV 3D Edition.

A interatividade no modo online também se fará presente no modo Cross Pass, que se fundamenta na troca de dados entre jogadores. Essa troca de dados permite à máquina assimilar o modo de jogar de diversos oponentes. Assim sendo, o jogador, no Modo Arcade, poderá enfrentar adversários com uma inteligência artificial próxima do estilo de determinado jogador, isto podendo servir como treino para jogatinas no modo online, por exemplo. O jogo também terá um ranking online.

Complementam o pacote de modos de jogo as opções Album e Showcase, as quais servem como uma distração em meio aos embates. A primeira serve para visualizar fotos e action-figures em 3D, enquanto que a segunda opção citada serve para visualizar imagens 3D de personagens, porém in-game, tendo que realizar determinadas tarefas para que isto seja possibilitado. Tirar fotografias de personagens também é possível no modo Showcase.

Torna-se notável o esmero visual em Dead or Alive: Dimensions. Personagens bem modelados, cenários (15 no total) com ambientações ricas, os quais são um dos grandes artifícios da franquia, por não serem "fixos". Vários estágios do jogo trazem diferenciadas situações nesta parte. Aliados ao progresso nas lutas, inclusive. Imagine estar lutando contra um adversário numa ponte e você poder derrubá-lo e a luta continuar lá embaixo? Tal dinamicidade nos cenários já é de praxe na série e continuará em Dimensions. Como aditivo, haverá ainda um estágio baseado em Metroid: Other M, onde ocorre aquele encontro polêmico com um velho inimigo conhecido. E, sim, provavelmente ele deixará muitos jogadores irritados em Dimensions também.

Para apreciar o visual e a dinâmica de luta de Dimensions em sua plenitude, será preciso desligar o efeito 3D. Por quê? Porque os desenvolvedores deixaram claro que o jogo rodará em 60 quadros por segundo, porém, caso o 3D esteja acionado, isso cairá pela metade.

O jogo terá também conteúdo adicional via download, usando o recurso SpotPass. Diariamente, roupas para os novos personagens serão disponibilizadas durante um certo período. Serão 28 trajes diários, com, inclusive, um que poderá ser baixado no dia do lançamento japonês. Aliás, por enquanto, este conteúdo só fora confirmado para o Japão.

Após uma empreitada vergonhosa concebida em Dead or Alive: Paradise para PSP, que representa um apelo exagerado quanto às características físicas das beldades presentes no jogo, Dead or Alive finalmente ensaia o seu retorno a um jogo voltado para o bem da série. Claro, você ainda verá o balançar dos atributos, dentre outras peculiaridades sensuais e, provavelmente, todo fã da série adora isto, um dos grandes charmes desta (para que negá-lo?). Entretanto, há um jogo de luta aqui também e Dead or Alive: Dimensions busca resgatar isto, para que, no mês de maio, seja no dia 19 em terras japonesas, ou no dia 20 na Europa, ou ainda no dia 24 nas Américas, possa ser desfrutada a supracitada retomada da série e, como dito, a estreia desta em um videogame da Nintendo.



comentários
Nenhum comentário encontrado.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

wii u brasil no youtube

prévias recentes
Mario Maker
wiiu    7
Splatoon
wiiu    11
Hyrule Warriors
wiiu    7
Mario Kart 8
wiiu    5
Sonic Lost World
wiiu    13
Wii Party U
wiiu    8