Carregando
Lembrar? | Esqueci a senhaCadastrar
análise • wiiu 
Donkey Kong Country: Tropical Freeze
Escrita por Gustavo Vitor Barbosa Bomfim

Muitos vão se lembrar do conturbado Nintendo Direct da E3 2013, em que Tropical Freeze foi anunciado. Na época, Iwata sequer mencionou o nome da desenvolvedora e o próprio trailer inicial não continha nenhum logo da empresa, mas reverberaram na internet os pedidos para que o jogo não fosse da Retro Studios, de quem se esperava uma franquia nova, e mesmo entusiastas da série Donkey Kong Country e fãs do trabalho da Retro em Returns acharam que o tempo do estúdio seria melhor empregado em outra IP e que Tropical Freeze parecia apenas mais do mesmo de Returns. Estávamos todos errados.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze é mais uma estrela no impecável histórico da Retro, e a prova de que a criatividade do estúdio está no ápice, mesmo com a saída de vários veteranos da empresa após DKC Returns. Os mundos são repletos de detalhes, e cada estágio é completamente diferente do anterior, mesmo que siga a temática comum de cada ilha. Espere por frutas gigantes, plataformas-picolé que deslizam do palito, escadas-girafa e uma floresta de gelatina colorida. E isso é só a ponta do iceberg - o level design de Tropical Freeze como um todo dá inveja em qualquer New Super Mario Bros.

Donkey e Diddy Kong continuam praticamente idênticos a suas aparições em Returns, perdendo apenas a habilidade de soprar e ganhando uma de arrancar objetos do chão. Mas as estrelas da vez são outros Kongs - Dixie, utilizando seu cabelo como um propulsor vertical em oposição ao horizontal jetpack de Diddy, e Cranky Kong, que utiliza sua bengala à la Tio Patinhas em DuckTales. Os símios ainda tem particularidades debaixo d'água, como navegação mais rápida ou bater em inimigos com a bengala.

As fases aquáticas, aliás, fazendo um retorno após sua ausência em Returns, são excelentes, e ao contrário dos Donkey Kong Country de Super Nintendo, segmentos aquáticos não são exclusivos de fases inteiramente submersas. Todos os tipos diferentes de estágios, na verdade, são bem variados e equilibrados na distribuição através do jogo, sejam fases de plataforma normal ou de minecarts até as que debutaram em Returns como o barril-foguete e os de silhuetas. Rambi também voltou, embora infelizmente sozinho novamente. Estreantes em Tropical Freeze são áreas com câmera dinâmica, em que a perspectiva é alterada constantemente. Combinações desses elementos, como fases aquáticas em silhueta ou em barris-foguete com o ângulo da câmera em diagonal mantém o jogo sempre fresco e nunca cansativo.


Outro fator que evita que o jogo se torne repetitivo são os inimigos. Em Returns, grande parte deles eram Tikis, uma tribo bem similar e sem graça. Em Tropical Freeze, os vilões são chamados Snowmads, criaturas de terras gélidas e bem variadas, como pinguins, corujas, morsas, ursos, entre outros. Além disso, existem vários inimigos exclusivos de estágios ou mundos sem afiliação com os nômades, como gafanhotos na floresta, peixes e tubarões nos lagos, ratos e muitos outros. A arte diversificada não adiantaria muito se todos fossem iguais, mas esse não é o caso. Há bem mais variedade para derrotar os inimigos que apenas pular uma ou três vezes nestes. Alguns exigem certo timing, outros só são atingidos de um lado, ou apenas podem ser derrotados rolando, além de ainda uma combinação de todos esses requisitos. Os chefes são o ápice do design dos inimigos, bem mais diversificados que os do jogo anterior. A batalha final entretanto, pode frustrar um pouco devido a longevidade da batalha e ausência de checkpoints.

Falando em dificuldade, Tropical Freeze, assim como Returns, não tem medo de aumentar o ritmo drasticamente conforme o jogo avança, em especial nas fases secretas. E isso também se aplica para a obtenção dos coletáveis, como as letras K-O-N-G e os pedaços de quebra-cabeça, e as novas saídas secretas no estilo New Super Mario Bros. U. Não se espante de conseguir tudo em todas as fases do primeiro mundo sem muito esforço, apenas as letras K-O-N-G e saídas secretas no segundo e a partir daí sofrer pra sequer conseguir todas as letras. Voltar pra completar 100% todos os estágios e ainda o modo de dificuldade extra a ser liberado expande bastante a vida útil do jogo. Os que querem passar um pouco mais de tempo nas ilhas ainda podem tentar tempos recordes em time trials e publicá-los em leaderboards online.

Os serviços online, entretanto, param aí. Não há integração com o Miiverse como as stamps de Super Mario 3D World ou multiplayer, embora este exista localmente, de forma similar a Donkey Kong Country Returns. Este e o retorno de apenas Rambi como animal companheiro são as únicas ressalvas de Tropical Freeze, mas são insuficientes pra desmerecer os méritos que o jogo tem.

A chave de ouro é o retorno de David Wise, compositor da trilogia original que se ausentou no retorno do gorila no Wii. É importante realçar o quão fantástica é a trilha sonora, mesmo com os já inúmeros elogios existentes desde antes do lançamento do jogo. Os remixes de faixas como Aquatic Ambiance são incríveis, mas as músicas originais são os destaques, como Busted Bayou, o tema dos nômades ou o da savana.

Veredito

Tudo em Tropical Freeze foi feito com extremo cuidado e atenção. Das paisagens e inimigos às músicas e design das fases. Cada ilha é um ecossistema próprio tão recheado de detalhes e diferentes coisas a se fazer que ao terminar cada estágio sempre paira a pergunta do que a Retro conseguirá fazer a seguir, e ela sempre surpreende. E que isto seja exatamente o que acontecerá com o próximo projeto deste time.

10,0
COMENTáRIOS • site
BrunoCesar
24/04/2014 s 19:03
Para quem acompanhou a época da "saga" DKC no SNES, vai se surpreender com este jogo. O jogo exige em algumas fases, uma habilidade e dinamismo para conseguir completar.
Nunca morri tanto neste jogo...rs
É o DK mais difícil, desafiador, empolgante já criado. Isso estou comparando com todas as versões lançadas.
Eu cresci com este jogo no SNES e estou muito animado e divertindo muito com Tropical Freeze.
Se alguém jogava DK1, 2 ou 3. Recomendo muito este jogo.
Dixie?
Ótima adição no jogo. (Uma pena não usarem a habilidade dela de "planar" no ar com seus cabelos como antigamente).
Meu sonho é o multiplayer. Jogar com mais um player é muito difícil. É desafiador pois muitos momentos precisam de precisamente sincronizados, senão os dois morrem. E como morremos aqui em casa...rs
este jogo esta sendo uma ótima surpresa..
Carulosu
31/03/2014 s 15:53
"""...e ao contrário dos Donkey Kong Country de Super Nintendo, segmentos aquáticos não são exclusivos de fases inteiramente submersas. """

Errou feio aí. Só o Donkey Kong Country 1 tem segmentos aquáticos apenas em fases totalmente aquáticas. Tanto o DKC2 quanto o DkC3 tem fases com partes tanto na água quanto no solo.
Rasecps3
28/03/2014 s 18:38
BEM QUE A RETRO STUDIOS PODERIA FAZER UM REMAKE DE DK 1, 2 E 3, E DO SUPER METROID ACHO QUE FICARIA LEGAL.
Hinz
24/03/2014 s 09:22
O problema realmente não é a TV pelo que notei. Peguei um jogo de corrida rodando a 60 FPS e foi tranquilo.
Hinz
24/03/2014 s 00:17
hotpea, vou ver se ajuda amigo. Qualquer coisa dou meu veredito aqui. =)
O estranho é que peguei uma TV com mais de 120Hz para evitar isso. =P
kylebr
23/03/2014 s 12:13
Realmente, o input lag pode ser a causa. Eu particularmente não notei nenhum atraso aqui.
hotpea
23/03/2014 s 12:00
Hinz, esse atraso nos comandos é por causa da sua TV, algumas TVs simplesmente não foram feitas pra jogar.. há como suavizar esse delay, desligando funções avançadas da TV que exigem processamento dela e, habilitando o modo de jogos se tiver um disponivel na sua TV.

Sofro o mesmo problema com a minha, meu Wii insiste em ter delay, consegui minimizar mas ainda ficou um delayzinho... triste..
Aristarkh
19/03/2014 s 12:53
"Olha, eu vi a análise do Mario 3D World e fiquei mega empolgado, quando fui jogar entrei num tédio eterno, pois achei o jogo fácil, sem graça, repetitivo "


Então fique tranquilo, que Donkey Kong é bem desafiador e movimentado.
kylebr
19/03/2014 s 00:44
"Olha, eu vi a análise do Mario 3D World e fiquei mega empolgado, quando fui jogar entrei num tédio eterno, pois achei o jogo fácil, sem graça, repetitivo .....zzzzZZZZzzz"

Fácil pode até ser (exceto os mundos extras), sem graça e repetitivo discordo. O jogo traz muita variação nos níveis e um excelente level design, não me senti nem remotamente entendiado jogando a maior parte do jogo.

Mas prefiro TF por causa do main game mais difícil, mais incetivo à exploração e pelo carisma especial de DK.
kylebr
19/03/2014 s 00:24
"Eu tenho só um problema com o jogo. O pulo tem atraso. Alguém está passando por esse problema?"

Não notei isso, e mesmo se tiver um certo delay é só adaptar seu timing. Tive dificuldade no início até para passar de estágio bônus, achei os controles meio escorregadios. Outra dificuldade foi o timing para quicar nos inimigos, tem que pressionar o botão de pulo com mais antecedência do que imaginei (só percebi como fazer certo na 2-K, depois de uma centena de mortes). A única coisa que ainda não me adaptei bem é em manobrar o foguete, pegar as puzzle pieces e as letras é bem chatinho nessas fases. Não joguei o Returns.
marcos_calvet
18/03/2014 s 17:16
Olha, eu vi a análise do Mario 3D World e fiquei mega empolgado, quando fui jogar entrei num tédio eterno, pois achei o jogo fácil, sem graça, repetitivo .....zzzzZZZZzzz

To na mesma vibe com esse DK, espero que ache bom.
Hinz
18/03/2014 s 04:36
Eu tenho só um problema com o jogo. O pulo tem atraso. Alguém está passando por esse problema?
kylebr
16/03/2014 s 11:37
"O melhor jogo de Wii U até agora para mim. Extremamente imersivo e com dificuldade bem moderada." [2]

Ainda não joguei muita coisa, mas entre 3D World e DK, eu sou mais DK.
Ferber
16/03/2014 s 05:15
@ ledig

Agora você me pegou. Tem certeza que na trilogia original só dava para pular no ar com o Diddy? Tenho quase certeza de que dava pra fazer isso com todos. Mas quase não é certeza.
Hinz
15/03/2014 s 23:52
O melhor jogo de Wii U até agora para mim. Extremamente imersivo e com dificuldade bem moderada.
WallaceHayabusa
15/03/2014 s 10:39
To doido pra comprar o meu mas não chega na minha cidade e pros vendedores que vendem num bom preço!
GerusBlade
14/03/2014 s 23:39
Ótima análise, pelo visto o jogo compensa depois de ler vários comentários positivos sobre o jogo e essa análise despertou o meu interesse pelo jogo. Bom saber que o jogo não é tão parecido com o Returns. Agora me animei!!
Jaime88
14/03/2014 s 22:21
Parabéns @Gvictor!!!
Muito boa a análise!

Wiivern
14/03/2014 s 22:20
Comprei o meu na pré-venda da iguanamall. Chegou aqui dia10/03.

A nota 10 é 100% merecida. O review traduz muito bem o que o jogo é. Um jogo extremante bonito, desafiador e divertido. Mais divertido ainda se jogado no coop. Claro, as vidas vão que nem água no coop, mas é tão divertido que compensa.

As faixas da trilha sonora se integram junto com o ambiente de cada fase de um jeito que apenas David Wise conseguiu fazer até hoje. E os inimigos tem seu carisma, não são sem graça como os do wii. Realmente, a retro vive seu melhor momento.
D2Boy
14/03/2014 s 21:39
Jogo fantástico,vou comprar para o meu Wii U e irei me diverti muito.
Ein's
14/03/2014 s 21:25
Maldito preço alto de jogos do Wii U em lançamento... Quero comprar esse DK mas ainda não consegui nem pegar o Bravely Default.
kylebr
14/03/2014 s 15:02
Na verdade paguei 180, porque eles dão desconto quando o pagamento é por depósito. Eu nunca importei nada, não acho que a demora compense. Se eu quisesse economizar, teria comprado digital.
Rhapsody
14/03/2014 s 12:46
Paguei R$ 116,00 na mariio128
Ledig
14/03/2014 s 09:50
Nos classicos eu ainda preferia mais o Diddy por causa dos pulos no ar dele, achava mais util que os helicopteros da Dixie.

Pena que isso não se aplica nos novos jogos, onde até o Donkey Kong tem pulo no ar :(
Fujiro nakombi
14/03/2014 s 00:17
Acabei de entrar no E-virtual @kylebr...
Você pagou R$190 no jogo? o.o
Paguei R$145 com frete chorando!!
kylebr
14/03/2014 s 00:04
É essa mesma, Vitor. O pior é que você tem ficar super atento nos detalhes da fase e não curte a música direito.

Passei de Lost Mangrooves e da primeira de Autumn Heights. Demorei mais de uma hora na fase 1-K, escrotíssima.
Liz
13/03/2014 s 21:44
Pior é a pré-venda da Saraiva, que está pro dia 18/04
Gvitor
13/03/2014 s 21:08
Se com penumbra você diz silhueta, a primeira fase assim é a Busted Bayou, cuja faixa eu cito na análise. É provavelmente minha música favorita do jogo.
kylebr
13/03/2014 s 20:57
Joguei cerca de 3 horas e meia para liberar as fases 1-K e o primeiro boss. A primeira fase de penumbra me deixou com o queixo caído, lindíssima, música foda e puzzle pieces bem escondidos.
kylebr
13/03/2014 s 20:48
Vacilou, deveria ter comprado na evirtua. O meu chegou hoje a tarde com frete grátis (paguei quinta e chegou na outra quinta, moro em Salvador). Eles tem o jogo a pronta entrega desde o lançamento, eu também não sabia. Poderia ter passado o Carnaval jogando.

V
V
Fujiro nakombi
13/03/2014 s 19:56
Fiz a pré venda no final de janeiro e até agora nenhuma previsão de chegada...
Sacanagem isso... :(
diga
13/03/2014 s 19:54
Sempre gostei de jogar mais com a Dixie, claro q o cabelo dela a deixa com muita vantagem na jogabilidade do que o Diddy mas jogar com o Diddy não é ruim não, ele é bem ágil e vc sente leveza jogando com ele. No geral gosto de todos mas a Dixie é minha preferida a Dixie poderia ter tb a jogabilidade do 2 e do 3 o equema de helicóptero com o cabelo mas enfim, pra mim o jogo ficou perfeito. E outra coisa David Wise é o único compositor q devia compor pra essa série na moral, trilhas lindissimas

Parabéns pela análise @Gvitor o 10 foi merecido.
WTF Ivysaur
13/03/2014 s 19:12
Mas fez com que algo ótimo deixou de ser perfeito.

Claro, é uma coisinha boba que não estraga o jogo. Mas fácil de ser percebida por qualquer beta tester tinha jogado o jogo (já que é unanime que o Diddy é inútil).
Ferber
13/03/2014 s 17:06
Sobre essa questão da Dixie ser ou não melhor que os outros kongs, quero só lembrar que isso já acontecia na trilogia original. A Dixie sempre foi melhor desde que estreou no DK2. Ou seja, eu não vejo problema, isso não impediu que os jogos da trilogia original sejam lembrados até hoje entre os maiores de todos os tempos.
Gvitor
13/03/2014 s 16:17
Eu não achei a Dixie "disparada" a melhor o tempo todo, @Ivysaur. Usei ela e o Cranky em quantidades iguais. Talvez até o Cranky um pouco mais... Mas o Diddy sim, é inferior aos dois. A Dixie faz praticamente a mesma coisa que ele e ainda ganha um pouco de altura e o Cranky tem bem mais momentum com os pulos com a bengala que o jetpack.
Psic
13/03/2014 s 12:51
"Alguém sabe como tá as vendas desse jogo na América? "
As vendas do jogo não importa, o importante que o jogo é bom!
Se eu tivesse o WiiU com certeza compraria este jogo!
Vitor
13/03/2014 s 12:17
Não vejo a hora de comprar esse jogo
É obrigatório pra quem tem um WiiU...
Alguém sabe como tá as vendas desse jogo na América?
Think
13/03/2014 s 12:04
Eu to master ansioso pra pegar esse jogo!!!
Infelizmente as contas do casório e do apê estão comprometendo todo meu orçamento, hehehe.
Mas vamos ver se pego no mês que vem, preciso desse jogo urgente!
Ferber
13/03/2014 s 11:57
Louco, louco, louco... minha próxima compra!!!

Tashemu
13/03/2014 s 10:50
@WTF Ivisaur
Sim, por experiencia própria, eles são um pouco desbalanceados. A dixie reina em 90% do jogo mas existirão momentos que sem o cranky você não conseguirá pegar uma peça do quebra cabeça sem levar dano. Nos leaderboards, os melhores tempos sempre usam a dixie em fases terrestres, já quando a fase é aquatica os melhores tempos se encontram com o diddy.
Edit: Agora que vi a segunda pergunta, sim tem leaderboards e você pode baixar um video de como seus amigos ou dos que estão no top para observar como eles jogaram.
kylebr
13/03/2014 s 10:44
O meu chega hoje

Também ouvi falar que Dixie é bem melhor que os outros e vi um vídeo que o cara assiste um replay.
WTF Ivysaur
13/03/2014 s 08:46
Imaginei que a análise seria isso mesmo. Iria comprar, mas MH já está tomando bastante do meu tempo.

Duas perguntas:

Vários reviews falam que os personagens são desequilibrados, sendo a Dixie a melhor opção disparado na maior parte do tempo. É isso mesmo?

Não tinha um negócio de fazer uploads de replay? Tem isso ou é só leaderboards? Ou você pode pegar os ghosts dos outros?

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

COMENTáRIOS • facebook
análises recentes