Carregando
análise › wiiu 
Super Mario 3D World
escrita por Thales Nunes Moreira

Certa vez, Charles Martinet afirmou que Mario era o seu personagem favorito porque ele "enfrenta os seus desafios com entusiasmo e alegria". Engraçado, porque assim também somos nós ao jogar um Mario. Os da série principal, ao menos. Enfim, talvez tenha sido por isso que o personagem se tornou tão popular. Quase trinta anos após o Super Mario Bros. original, isso ainda é verdade. É impossível evitar ao menos o esboço de um sorriso ao ouvir Mario gritar "yahuuu" enquanto desce ladeira abaixo no Plessie. São esses momentos que fizeram da franquia o que é hoje e o seu apelo permanece inabalável.

Portanto, dizer que Super Mario 3D World é diferentemente de tudo que Mario já foi seria uma mentira. Ainda mais enganoso, porém, seria dizer que já vimos tudo isso antes. Este é um jogo que respeita o seu legado, mas não tem medo de jogar as ideias mais malucas a todo o instante, tampouco de subverter o que assumimos como tradição da série. 


Após duas aventuras tão grandiosas no Wii, certamente o tom mais contido de Super Mario 3D World, reminiscente de 3D Land, pode enganar os desavisados. De fato, o título de 3DS realmente teve uma grande influência em 3D World em termos de controles e estilo visual, mas a profusão de ideias, a forma como conceitos novos parecem ser criados tão naturalmente, remete muito mais aos Super Mario Galaxy. Cada nível traz algo diferente, ou então reorganiza algo que já conhecemos, cuidadosamente desenvolvendo tal mecânica ou elemento apenas pelo tempo em que é divertido. Não apenas isso, como também os temas abrangidos muitas vezes divergem bastante do que aprendemos a esperar de um Mario, como um castelo oriental ou um cemitério. É um feito extraordinário que, mesmo depois dos dois Super Mario Galaxy e uma incursão bem sucedida no 3DS, esses desenvolvedores ainda tenham ideias o suficiente para criar dezenas e dezenas de novos mundos. Bem, o multiplayer deve ter servido como motivador.
 

Até quatro jogadores podem se reunir localmente e jogar as dezenas de níveis juntos. Planos para um Mario 3D multiplayer existem desde o Nintendo 64, mas o poderio do Wii U se provou vital para que a proposta realizasse o seu potencial pleno. Os cenários tendem a ser maiores para acomodar o maior número de jogadores e a alta definição mantém o nível de detalhes mesmo quando a câmera se afasta significativamente. E, ainda que o aspecto competitivo não seja realmente o foco, certos estágios incentivam isso ao, por exemplo, emular uma pista de Mario Kart. As diferentes habilidades dos personagens representam uma boa gama de jogadores e ajudam inclusive no  modo solo  - pegar as bandeiras douradas é bem mais fácil com a Peach. Ou seja, o multiplayer funciona exatamente como você esperaria; uma afirmação que pode não parecer muito valiosa, mas é, ainda mais considerando a complexidade e o planejamento envolvidos em um Mario.
 
O tamanho dos cenários também tem o efeito colateral de incentivar a exploração dos mesmos, quase sempre recompensada por uma estrela verde ou um punhado de moedas. Nada que represente muito no jogo como um todo, apenas o suficiente para fazer  com que o simples ato de pular a esmo pelo cenário seja divertido. Com três estrelas verdes e um carimbo por nível, há muito o que procurar, fazendo desse um Mario em que a exploração é parte vital.
 

Consoante a isso, a nova Cat Suit, que dá a Mario e companhia habilidades felinas, dá aos níveis uma verticalidade a qual não estamos acostumados em jogos de plataforma modernos. Conseguir escalar paredes e arranhar facilita e em muitos casos é imperativo para descobrir todos os segredos de um nível, além de permitir despachar os inimigos eficientemente. Se em Super Mario 3D Land o foco na Tanooki Suit servia essencialmente para diminuir a dificuldade do jogo, aqui o foco na Cat Suit está em perfeita concordância com o modo como o resto do jogo foi planejado. E é adorável. Outros power ups e itens também se fazem presentes, ainda que sirvam mais a propósitos específicos. A Double Cherry cria clones dos personagens, testando a percepção espacial dos jogadores. Mesmo a Tanooki Suit agora aparece em situações realmente necessárias e mais para o fim do jogo, quando a dificuldade aumenta significativamente. E há vários outros exemplos.
 
Além de todas essas virtudes, Super Mario 3D World também é absolutamente lindo, rodando a sessenta quadros por segundo sem a menor instabilidade. O uso inteligente de efeitos de iluminação e as cores mais vivas do que nunca provocam algumas visões impressionantes. 


Mas, no fim, tudo acaba retornando ao design incrível dos níveis e à pura alegria de jogar. Super Mario 3D World faz Super Mario 3D Land parecer um protótipo. É o produto de um time extremamente talentoso no seu ápice criativo - é Mario em sua mais pura essência.
 
-- Resumo --
+ Design dos níveis
+ Multiplayer
+ Visuais
 




10,0


comentários
bodii
16/12/2013 às 21:16
Comprei o meu! Em mídia física como tem que ser para os colecionadores.

Cara, que jogão! Épico! Vai entrar pra história e será jogado por gerações e gerações, assim como é o Super Mario World de SNES. Até hoje eu recebo pergunta sobre Mario World no meu blog (que anda desatualizado) meujoystick.wordpress.com

Realmente tá tenso os spoilers no Miiverse. Já nem olho mais as mensagens direito, quando percebo que tem muito blah blah blah ignoro...

Engraçado a gurizada ficar de mimimi por causa de jogo de videogame. Quando eu jogava NES, existiam inúmeros jogos bons, ruins, medíocres, meia boca, mas todo mundo jogava da mesma forma. Eu lembro da época que a lenda Tony Ricardo Cavaleiro (nunca vou esquecer) zerava tudo que é jogo e batia tudo que é recorde na revista. As avaliações "especializadas" nunca ajudaram ninguém. Se eu fosse na pilha das revistas nunca teria jogado The Legend of Kage, Code Name Viper, Astyanax, Maniac Mansion que eu achei irado, mesmo alguns sendo considerados medianos ou ruins.

Na época nego jogava o que tinha. Se fosse Popeye ou Adventure Island ou Zelda, não importava... E não tinha mamata de save não... você que não desse um pause e torcesse para não faltar luz pra ver se zerava seu Battletoads.

Jogo bom pra um pode ser ruim pra outro e vice versa. Só isso e nada mais.

Na minha opinião este game é uma obra prima dos games. Ler guri de mimimi falando que o jogo é ruim só me faz rir! O problema é que agora todo mundo é especialista! O jogo é fácil? Tem gente que vai achar e tem gente que não. Eu achei algumas fases fáceis demais, igual com Super Mario Wold de SNES jogado e idolatrado até os dias de hoje.

Enquanto isso vou aumentando minha coleção. Até agora tenho Nintendo Land, Sonic All Star Racers Transformed, New Super Mario Bross U, Super Mario 3D World, Wonderful 101 e Zelda Wind Waker HD. Aguardando ansioso por Mario Kart 8.

Sou só um gamer old school, jogador de PacMan. Não precisa me levar a sério.
Ein's
07/12/2013 às 21:21
Esse game é muito, muito bom mesmo. Eu não daria um 10/10, considero o primeiro Galaxy mais impactante e inovador. Lógico que não tira o mérito de ser um Mario 3D bem divertido e algo que o Wii U precisava com urgência pra ver se conseguia dar um up nas vendas.
Arus
06/12/2013 às 16:35
to no mundo 6 e to adorando o jogo
mas tem que cuidar ao ativar o miiverse, rola muito spoiler
X4TO
06/12/2013 às 12:31
boa análise compra garantida
marcos_calvet
05/12/2013 às 15:29
Meus amigos estão dizendo que esse jogo é muito bom, porém muito fácil. jogo pra criança!
GerusBlade
05/12/2013 às 14:55
Quando anunciaram o jogo na E3 eu fiquei bem contente só de terem mostrado um multiplayer com 4 pessoas num Mario 3D, foram revelando vários trailers e a cada trailer foi melhorando (como aquele das 10 coisas que você precisa saber sobre SM3DW). Antes de ter pego o jogo, eu também tinha jogado lá no Brasil Nintendo Showcase e pessoal, não era demo era o jogo completo (alias, nenhum jogo lá era demo). Joguei no multiplayer e cara, é divertido, não me arrependi do que vi.

Você pode ter achado o jogo fácil mas você começar do zero é outro nível porque se você quer fazer 100u garanto pra você que o jogo vai te dar trabalho pois algumas stamps estão muito bem escondidas, acabei me rendendo ao Miiverse para saber onde estava as malditas stamps. Tem tanta coisa legal no jogo cara, cheio de easter eggs, outros bem bizarros, outros bem inesperados. A trilha sonora é um show a parte, menção honrosa para o tema das Ghosts Houses que é a minha favorita, mas o jogo em sí tem muitas música legais e divertidas e outras bem nostálgicas, remixes de vários jogos do Mario. Somando tudo isso, o jogo merece o 10, não é atoa que está concorrendo á melhor game do ano,

O jogo não precisa ser difícil pra merecer nota 10/10, o jogo tem que ter CAPRICHO, e SM3DW tem. Mas se está reclamando de dificuldade, eu só te digo uma coisa: Crown World e Stage Champion's Road. Boa Sorte!
Gryphon
05/12/2013 às 12:12
Bom pessoal, visto tudo que andei lendo aqui nos últimos anos, até com a analise do jogo do Mario que eu adorei, assim como o game, se me permitem vou desabafar. Parece que cada vez mais as pessoas tem coragem de falar oq pensam (na internet) sem terem pesquisado mais a respeito dos fatos, ou sem se quer ter vivenciado determinada experiência. Também vejo muitos pregando discursos, ao estilo ditador. Meu é só um jogo! E se vc "infeliz ditador" percebendo que determinado jogo, do qual não gostou, foi interessante para outros, foi importante, ou divertido, aprenda a respeitar as diferenças.



Jaime88
05/12/2013 às 11:42
Exato Ledig...
E daí, se eu posso andar de Ferrari se eu posso ir fusca??? (detalhe, a Ferrari desse meu exemplo é mais barata que o fusca...)Argumentos vazios...
Talvez até mais vazios que sua descrição falha das fazes que você alega ter jogado... Sabe quantos mudos de lava, com muitos desafios diferêntes existem no jogo??? Get Over it!!!
Quanto as inovações que você não viu:
O Plessie, sabe quantas fases você joga com ele, com interações diferêntes?
As fases temáticas, Mario Kart, Luigi's mansion,
Mundos muito diferente do padrão da série como os e areia, floresta,Bolos e doces (morango ),
Fases tipo "run" dificílimas,
Mundos de Lava com blocos que giram em vários sentidos,
Interação com diversos elementos do cenário,
Hub de mundos interativo,
Carimbos colecionáveis,
Power-ups que realmente alteram a jogabilidade e a maneira concluir as fases,
Interação com o Miiverse,
Multiplayer mais viciante dos ultimos tempos,
... E por ai vai...
E mais importante, a Nintendo ensinado como sefazer um game desafiador, lindo e para toda a família (diga-se, sem apelar...)
NicMDS
05/12/2013 às 11:25
O jogo pode ser até fácil PARA NÓS, mas ser fácil num tira o mérito de ser divertido, e gostoso de se jogar. Este game é sobre se divertir, relaxar e rir. E o jogo é fácil pra NÓS, conheço pessoas que acham o jogo difícil e desafiador pelo fato de não jogarem muito Mario. No fim, num é o jogo que é fácil e sem desafio, somos nós que somos muito bons em Mario, e o mesmo acontece com Zelda.xD

E esse Mario sofre com um certo problema de se achar no ambiente 3D. Conheço gente e até eu mesmo tive dificuldades de me achar nos planos 3D do jogo. Este estilo de câmera havia sido pensado mais com Mario 3D Land em mente, onde a visualização do Mario é perfeita dentre os planos da fase por causa do efeito 3D do 3DS. Neste 3D World as vezes você acha que ta pulando em X lugar mas ta em outro totalmente diferente. Só por isso eu tiraria alguns pontos, atrapalhou a jogatina de uma galerinha que eu conheço e inclusive a minha algumas vezes, as vezes eu pego-me guiando pelas sombras dos personagens quando eu pulo. =P
Ledig
05/12/2013 às 09:59
"Diversão, jogabilidade sólida, variedade de desafios, level design, inovação, gameplay diversificado são só alguns dos itens nota dez desse jogo..."

Diversão e variedade de desafios são os fatores "não nota dez" que me faz não gostar do jogo.

"acho que vc deveria tentar Knack, afinal, esse sim não parece um "boneco" de plástico... Ao menos, ele utiliza firea guns... "

E dai?
Claro, quando lançou aquele segundo trailer mostrando alguns power-ups do jogo do nada virou o melhor jogo do WiiU, todos com comentarios do tipo "nossa retiro oq disse" "agora com esse trailer mudei de ideia", na hora de achar um jogo super bom pelo trailer pode, mas eu que acho o jogo meh pelos trailers e pelas fases que joguei, não pode?

Que variedade de desafios? Joguei fases do "mundo da lava" que deve ser o ultimo mundo normal do jogo (deve ter alguns especiais depois, sei la), e tava tão entediante quanto um Kirby Epic Yarn ou Return to Dreamland, se o jogo tem "algumas fases desafiadoras" no meio não é isso que me vai fazer achar ele todo legal, com apenas algumas fases complicadinhas.

E qual inovação que o jogo trouxe? Achar blocos escondidos dando olhadas aleatórias no gamepad?
asbrovize
05/12/2013 às 09:53
Não consigo entender o povo dando 10 pra esse jogo. Tem muitas ideias e o level design é bom, mas é simplesmente frustrante. Cadê a pura epicness dos Galaxies? A jogabilidade de 70% dos mundos 3D é praticamente igual ao que seria em 2D, o que é péssimo. O overworld é um saco, ninguém aguenta mais esse esquema de mundos (apesar da excelente integração do Miiverse).

E principalmente: um jogo que IMPLORA por exploração que tem time over. Pelo amor de deus, Nintendo, qual o seu problema?

É um excelente jogo, muito divertido e tal. Mas perto dos Galaxies é fichinha.
EQ
05/12/2013 às 08:00
Vocês precisam melhorar essas análises plmdds.
Jaime88
05/12/2013 às 07:17
@Ledig,
Você está perdendo o maior jogo de 2013.
Todos esses seus argumentos vão contra a essência dos games Mario. Se você não fosse um fã, como declarou aqui, seria até plausível...
Diversão, jogabilidade sólida, variedade de desafios, level design, inovação, gameplay diversificado são só alguns dos itens nota dez desse jogo... É, se isso não é motivo pra você gostar dele, acho que vc deveria tentar Knack, afinal, esse sim não parece um "boneco" de plástico... Ao menos, ele utiliza firea guns...
McWolf
05/12/2013 às 01:15
Review muito superficial.

"Bem, Ledig, se você está tão convicto em sua opinião baseada em umas cinco ou seis fazes"

faSes, amiguinho.
Edu
05/12/2013 às 00:27
"E mais uma vez não estou dizendo que 3D World é um jogo ruim, é um bom jogo, é bem feito, só acho que está muito exagerado o povo achar o jogo tão perfeito."

E criticar o "povo" que jogou o game e opinou de forma consciente é muito pior da sua parte. ESSE é o verdadeiro e único exagero.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
Cube Tactics
3ds    4
Blok Drop U
wiiu    2
Inazuma Eleven
3ds    4
The Cave
wiiu    6
Pikmin 3
wiiu    16
Sonic Lost World
wiiu    23
Project X Zone
3ds    8