Carregando
análise › 3ds 
Project X Zone
escrita por Luís Guilherme Machado Camargo

Project X Zone (PxZ) é a previsão de Nostradamus que tornou-se realidade do 3DS. Um RPG de estratégia que traz personagens de três empresas japonesas diferentes e com chances de localização mínimas e que conseguiu ser lançado mundialmente graças a Namco Bandai(Namco X Capcom, antecessor de PxZ, nunca foi localizado). Já pensou no que aconteceria se Frank West (Dead Rising) e Hsien-Ko (Darkstalkers) enfrentassem uma horda de armas biológicas de Resident Evil ? Ou se Dante (Devil May Cry) e Demitri (Darkstalkers) se unissem para derrotar monstros da série God Eater com a ajuda de Ulala (Space Channel 5) ? Ou se MegaMan fosse jogável num jogo novo ?

Se tudo nesse último parágrafo parece absurdo, você acaba de entender o objetivo principal do jogo: Juntar os personagens de vários jogos nessas situações e criar uma interação entre os mesmos. PxZ não se preocupa em fazer sentido com sua história, sendo que a maior parte dos personagens menciona o quão confuso são os acontecimentos no jogo. Entretanto, as interações entre personagens são espetaculares, muitas vezes resultando em um cenário cômico.



Em relação a gameplay, PxZ é uma mistura de RPG de estratégia com jogos de luta, criando algo único, mas sem toda a complexidade dos dois genêros. O jogo é dividido em capítulos, onde cada capítulo consiste em uma única batalha. Porém, cada batalha possui um mapa gigantesco, vários inimigos e mais uma legião de reforços, fazendo com que cada capítulo possa durar mais que uma hora para serem completados, o que pode deixar o jogo bastante cansativo.

As unidades do jogo consistem pares pré-determinados pelo jogo (Ryu e Ken, Morrigan e Chun-Li, etc) sendo possível escolher um terceiro personagem para auxiliar a dupla. Cada dupla possui uma barra de vida própria e uma barra de XP compartilhada por todas as unidades para utilizar habilidades e especiais.Cada personagem possui suas habilidades próprias e que podem servir para curar aliados ou oferecer melhores oportunidades de ataque. Saber utilizar essas habilidades é o maior fator estratégico do jogo, portanto PxZ não é exatamente um jogo que necessita de táticas complexas e bem pensadas. Uma boa estratégia simplesmente evita que uma batalha demore muito.



Quando se ataca um inimigo, o jogo muda para uma zona de combate onde é possível desferir combos nos inimigos, sendo apenas necessário apertar o botão A com mais algum direcional do D-Pad para executá-lo, sem nenhuma complicação dos tradicionais jogos de luta.

Quem é fã dos diversos jogos apresentados, vai reconhecer imediatamente os ataques utilizados, pois foi feito um ótimo trabalho ao adaptar todos esses personagens para PxZ. Os especiais, em particular, são extremamente bem produzidos e é impossível não sorrir ao ver MegaMan usando sua Ultimate Armor de Megaman X4 ou Akira de Virtua Fighter utilizando um de seus combos mais conhecidos.



As mecânicas de ataque ainda possuem algumas nuances que tornam o jogo mais interessante, pois ainda será necessário aprender o tempo dos ataques de cada dupla e o peso de seus inimigos. Todos os combos jogam o oponente no ar (“juggle”) e os inimigos possuem pesos e formas diferentes, fazendo com que o timing adequado para se acertar um golpe varie de inimigo para inimigo. Acertando um tempo bastante exato é possível dar dano crítico aos inimigos ou utilizar a mecânica Cross do jogo.

Esta mecânica consiste em sua dupla principal acertando o inimigo no mesmo instante que uma unidade auxiliar. Unidades auxiliares consistem em um terceiro personagem que é colocado junto com a dupla principal ou outra dupla que está em um espaço adjacente no mapa. Quando o “Cross” acontece, um X fica sobreposto no inimigo e o mesmo fica “congelado” naquele local enquanto apanha. Cross também é a única maneira de estender a barra de XP além do 100%, podendo chegar até 150%.



Devido as mecânicas, o combate é bastante dependente do tempo no qual os ataques são utilizados, apresentando algumas opções interessantes ao se lutar com um inimigo. Por exemplo, posso utilizar um Cross para evitar errar ataques e aumentar o XP ganho, mas não conseguirei dar o máximo de dano que poderia. Caso eu tente maximizar o dano, será necessário um timing bastante preciso para que o combo não seja perdido ou que alguns ataques não errem completamente.

PxZ também possuí um ótimo efeito 3D, principalmente por causa dos personagens serem animados em 2D e o ambiente em 3D. Diga-se de passagem que as animações são incríveis e com uma atenção ao detalhe espetacular. A trilha sonora também consiste de remixes e que serão imediatamente reconhecidas por fãs de cada série. A Monolith não só está de parabéns pela produção do jogo, mas também por ter respeitado os jogos originais de onde os personagens vieram.



Em suma, não há um jogo similar a PxZ. Suas mecânicas são únicas, mas que não possuem a complexidade de suas origens. Os cenários criados para todos os personagens são interessantes, mas o jogo se estende demais e sem necessidade. É um jogo que diverte ao mostrar personagens conhecidos e entedia por suas batalhas longas e muitas vezes repetitidas. É um ótimo título, mas que exige muita paciência para alguns de seus defeitos.


-- Resumo --

+ Variedade de Personagens
+ Soundtrack e efeito 3D
+ Mecânicas de jogo únicas

- Batalhas longas se tornam muito cansativas
- História
- Gameplay não necessita de muita estratégia




7,5


comentários
denis_timao
03/11/2013 s 10:46
Esse é um dos games que mais pretendo pegar para meu futuro 3ds xl, tenho certeza que será ótimo, pra mim o fato de ser longo e repetitivo não importa, em se tratando de um jogo deste gênero, claro desde que seja um game portátil.
Seph_luis
02/11/2013 s 17:11
@rockeiro

Bahamut Lagoon não joguei, mas FFT penava mais pelo grind necessário em algumas partes.
Depois disso, são poucas as batalhas que demoravam mais que uma hora, se é que chegavam a isso. Único SRPG que lembro que tem batalhas tão longas é Fire Emblem Radiant Dawn e nem chega a ser tão cansativo quanto PxZ nesse quesito.
rockeiro
02/11/2013 s 16:55
As batalhas de Final Fantasy: Tactics; Bahamut Lagoon. são em média são uma hora.
Seph_luis
02/11/2013 s 16:47
@Rockeiro

Não sei que RPGs você joga, mas dificilmente um RPG tem seu tempo médio de batalhas em mais que 1 hora. As batalhas de vários SRPGs dificilmente me demoram uma hora.

@Gerus

Acho difícil ter animo de retornar ao jogo depois de pará-lo. Tente terminá-lo enquanto está com o Pokémon.
rockeiro
02/11/2013 s 04:28
"Batalhas longas se tornam muito cansativas"

Acorda, meu filho! Todos os RPGs ou jogos desse estilo tem as batalhas bastante demoradas.
GerusBlade
02/11/2013 s 04:10
O jogo é muito bom mas peca nessa parte; batalhas longas. Os sprites são muito bem feitos, a trilha sonora é maravilhosa mas peca nisso. Se não me engano, estou no CAP.31 mas hoje vou pegar o Pokémon Y então não sei quando finalizarei. Eu joguei mesmo pra ver meus personagens favoritos (Yuri e Estellise, Haken e Kaguya, X e Zero etc) e as animações dos especiais.

Ótima análise!
Seph_luis
01/11/2013 s 14:41
@Voliver

São 40 capitulos, sim. Uma das razoes q essa analise demorou tanto. Devo ter terminado com umas 60 hrs de jogo.
Voliver
01/11/2013 s 13:50
Concordo COMPLETAMENTE com o review. O jogo eh otimo, a mecanica de jogo, graficos, animacoes, os remixes das soundtracks classicas, variedade de personagens, sao pontos excelentes do jogo. Mas infelizmente, o fato do jogo nao ter profundidade em seu genero (como um FF Tactics e Fire Emblem), ser facil e repetitivo, pesa MUITO na hora de jogar. Eu abandonei o game no cap. 15, nem cheguei a jogar com o Megaman, pois fiquei sabendo que haviam 40 capitulos, e eu ja estava com 25hrs de jogo, e como eu nao via a hora de termina-lo, o fato de eu souber que eu nao estava nem na metade do game me desestimulou de continuar jogando. Como bem colocado no review, o jogo eh longo desnecessariamente. Eu apenas recomendo esse jogo para quem conhece boa parte do elenco (que nao eh meu caso), e curte o genero, vai se divertir bastante, mas nao garanto que ira ter culhoes para zero-lo.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
Mario Kart 8
wiiu    46
Shovel Knight
wiiu    6
Bravely Default
3ds    10
Child of Light
wiiu    13
Cube Tactics
3ds    4
Blok Drop U
wiiu    2
Inazuma Eleven
3ds    4