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análise • 3ds 
Pokémon X & Y
Escrita por Matheus Falqueiro Bertolasi

São poucas as franquias consagradas que podem se gabar de não perderem a qualidade após lançamentos constantes, ou ao menos de serem acusadas disso. Embora muitos contestem (sem fundamento) a qualidade ou originalidade dos novos monstros, Pokémon é uma série cujos jogos são, por unanimidade, considerados cada vez melhores a cada novo lançamento. A cada nova versão, críticos e jogadores se arriscam chamando aquela de “versão definitiva de Pokémon”. E, até certo ponto, é verdade. Cada novo jogo é, de fato, a “versão definitiva” da série, pelo menos até o próximo título ser lançado.

Sendo assim, seria redundante dizer que Pokémon X e Pokémon Y são, de fato, os melhores jogos da franquia. E parece que, dessa vez, a Game Freak fez tudo o mais correto possível; single player melhorado, multiplayer melhorado, plena utilização das capacidades do console, boa dosagem entre nostalgia e novidade. X e Y parecem ter de tudo para agradar aos veteranos, aos novatos e também aos que, por qualquer motivo que seja, tenham abandonado a série ao longo do tempo.



Enquanto Black & White praticamente abdicaram dos pokémon antigos e fizeram uma campanha single player que possuía apenas os pokémon estreantes, exibindo com orgulho os numerosos 156 novos monstrinhos, X e Y parece ter tomado o rumo oposto. Com seus modestos 69 novos pokémon, o jogo dosa bem os novos bichos com os veteranos. Pidgeys se misturam a Fletchlings, que se misturam com Caterpies, que se misturam com Scatterbugs – tudo isso nos primeiros matinhos do jogo. O início também remete, em certos aspectos, a Red e Blue, visto que logo no começo o jogador deve explorar uma floresta onde são encontrados pokémon insetos, Pidgeys (e Fletchlings), e até mesmo ocasionais Pikachus, por um caminho que lembra muito a Viridian Forest da primeira geração. E, por toda a jornada do jogador pela região de Kalos, novos rostos são introduzidos com muita naturalidade ao lado de conhecidos, numa ótima dosagem que mescla muito bem o novo e o velho. Para os que tem em Pokémon X & Y seu primeiro título da série, isso pode parecer uma pouca coisa. Veteranos acharão isso muito legal, mas os verdadeiros beneficiados são os que deixaram a série e agora retornam. Kalos é uma região que mistura tão bem os pokémon novos com os da primeira geração quanto com os da segunda, terceira, quarta ou quinta, tudo com muita naturalidade, como se fossem todos de fato pertencentes ao mesmo universo – coisa que, em retrospecto, não parece ter sido tão bem trabalhada nos jogos antigos, embora eu nunca tivesse reparado que de fato era algo importante. É aquele tipo de coisa que você precisa ter para saber que fazia falta.



E, obviamente, as novidades não ficam apenas por conta das novas criaturinhas. Uma das adições mais notáveis é o novo tipo de pokémon apresentado por X e Y: Fairy. E assim como na segunda geração, a última até então a adicionar novos tipos, houve um rebalanceamento total do jogo. Novos pokémon ganharam o tipo Fairy como secundário, enquanto outros tiveram seu tipo totalmente alterado, como o caso do Snubbull por exemplo. Isso abre leques totalmente novos tanto para o cenário competitivo quanto para o jogador médio, pois junto com o novo tipo, todo o sistema de fraquezas e resistências foi revisto. Basicamente, Fairy bate em quem não apanhava e apanha de quem não batia em ninguém, sendo sua supremacia sobre o tipo Dragon bem polêmica, por exemplo. Junto com isso, outros detalhes foram alterados como pokémon Poison-type serem imunes a envenenamento, Eletric imune a Paralysis, entre outros pormenores que trouxeram um belo ar de novidade à série.

Mas provavelmente a maior novidade que X e Y trazem consigo é a mecânica de Mega Evolution. Esse sistema consiste basicamente em um novo nível na linhagem evolutiva de diversos monstrinhos, porém, o mesmo só pode ser alcançado durante batalhas e o pokémon retorna ao seu estado normal após a luta. Só é possível Mega-Evoluir um pokémon por combate mesmo que ele seja nocauteado, então escolha bem na hora de decidir qual monstrinho transformar num embate decisivo. As Mega-Evoluções tem efeitos que vão além dos estéticos. Pokémon que podem Mega-Evoluir recebem um notável bônus em seus status, e alguns até mesmo trocam de Ability ou tipo, o que transforma totalmente sua função na batalha. É algo a ser estudado muito cuidadosamente na hora de projetar seu time, e, provavelmente, terá um grande impacto no cenário competitivo do jogo.



As Mega Evolution, aliás, são um dos focos principais do enredo do game. O professor Sycamore, responsável por enviar o jogador em sua jornada, estuda as Mega Evoluções e pede sua ajuda para entendê-las melhor. Além disso, como de costume, o professor pede para que você (e seus amigos) o ajudem a completar a PokéDex durante sua jornada por Kalos. E que jornada, diga-se de passagem. Kalos é uma região imensa e cheia de variedade em seus cenários, indo de florestas a cidades, montanhas nevadas a praias, castelos a grandes centros urbanos. E, ao percorrer todo o continente, o jogador deverá enfrentar oito ginásios ao longo do percurso, obter as oito insígnias para a Liga Pokémon e derrotar a Elite Four, para só então ter a chance de se tornar o verdadeiro Campeão ao enfrentar e vencer o atual Campeão de Kalos.

Tudo isso custará, aproximadamente, 25 horas ao jogador médio, com uma dose de exploração moderada. Isso por si só já seria suficiente para justificar o valor do jogo, já que é muito mais do que a maioria dos jogos que temos hoje em dia, mas Pokémon não se contenta com isso. Após se tornar Campeão, você ainda terá coisas para explorar em Kalos. Side quests, novas áreas desbloqueadas, buscar as Mega Stones para treinar outros monstrinhos e construir um time melhor, participar da Battle Maison, Battle Institute, Battle Chateau... Isso tudo sem mencionar o online. E que modo online, diga-se de passagem. A Game Freak caprichou nos opcionais online do título, nos dando tudo o que queríamos e muito mais. É possível ver quais dos seus amigos estão online (amigos esses que são registrados automaticamente da sua Friend List do 3DS), ver e interagir com pessoas que passam por você enquanto você joga, batalhar tanto com amigos quanto com estranhos aleatoriamente pela internet... As opções são inúmeras. Mas a que talvez mereça mais destaque, até por ser a mais inusitada, é a opção de nome Wonder Trade. O Wonder Trade consiste basicamente em um modo de troca aleatório. Você escolhe um pokémon qualquer seu, lança-o na Internet e recebe um outro pokémon instantaneamente, vindo de qualquer lugar do mundo. Claro que, como é de se esperar, muitos Zigzagoons e Bidoofs serão recebidos assim. O que não impede, no entanto, de que esporadicamente alguém nos envie coisas um pouco mais raras como Fennekins, Squirtles, Aerodactyls, Bagons... Tudo depende de quem está do outro lado, afinal, ainda é uma troca e isso é algo que envolve duas partes. Não quer receber “lixo”? Faça sua parte não enviando “lixo” também, oras! Por incrível que pareça, a quantidade de monstrinhos decentes que circula o modo é razoavelmente alta. Ponto positivo para os usuários.

Talvez o único pecado do jogo seja o “pós-Liga”, por assim dizer. Depois de se tornar o Campeão de Kalos, embora haja sim muita coisa para se fazer, como dito anteriormente, pouca coisa é exatamente nova, no sentido de que a maioria já estava habilitada antes de se passar a Liga. Basicamente, o que o jogador habilita após passar a Elite Four é uma nova cidade e algumas sidequests interessantes, mas nada que se compare com os jogos anteriores que, em alguns casos como Johto, traziam todo um novo continente para ser explorado. Ok, Johto fez algo fora do padrão que nunca mais foi replicado, mas provavelmente Kalos é a região que menos traz ambientes novos após a derrota do Campeão. Isso não chega a tirar pontos do jogo, no entanto, porque o conteúdo do game é muito bem dosado durante a história em si, então quando você completar a Liga, já vai ter feito muita coisa e poderá voltar para fazer muito mais que com certeza deixou para trás.



Outros dois pontos que entram pra categoria “falhas que não são realmente falhas” são o enredo e o modo 3D. Por partes: o enredo, como já citado, foi no caminho totalmente contrário ao que se esperava após Black & White. Enquanto nesses dois títulos a Game Freak ousou um pouco mais no que tange ao enredo da série, trazendo uma trama um pouco mais elaborada do que o de costume - o que, diga-se de passagem, foi amplamente aceito pelos fãs e elogiado pela crítica –, em X e Y ela abandona essa tentativa de aprofundamento na história de Pokémon e traz de volta o enredo raso de sempre. Paralelo a isso, o jogo faz pouco uso do 3D do aparelho, sendo que o efeito fica restrito a cutscenes e as batalhas. Porém, como isso pouco interfere já que o foco do jogo é justamente batalhar e o efeito está presente nesse modo, aliado ao fato de que o 3D é algo que vai muito do gosto de cada um, isso não é suficiente para tirar um mísero ponto do jogo. No entanto, aos fãs do 3D, estejam prevenidos que, sob certas circunstâncias durante as batalhas, o modo 3D ligado causa um certo distúrbio no framerate do jogo, o que não chega a atrapalhar de fato por se tratar de um jogo que não possui ação como foco. Se fosse o caso de um Mario, por exemplo, poderíamos crucificar alguém por isso, mas não é o que acontece e não tem grande impacto no produto final.

O nivelamento automático para batalhas online também retornou, após uma breve saída em Black e White por motivos ainda não compreendidos. Assim como também está de volta a opção de controle L=A, algo que para alguns não significa nada e para outros significa o mundo. A Game Freak acertou de novo trazendo de volta o PokéRadar, item bem popular entre os pacientes jogadores dispostos a fazer chains e conseguir monstrinhos shinies de uma forma cansativa porém que depende menos da sorte. São opcionais de nicho, mas alguns ficarão bem felizes em vê-los de volta, tenho certeza.

O jogo, embora longo, ficou razoavelmente mais fácil do que os anteriores. O que nem de longe é algo negativo, pois junto com essa facilidade veio um maior dinamismo no modo single-player. As coisas demoram menos tempo para serem feitas, exigem menos grinding e repetição desnecessária para serem atingidas. Claro que isso tudo se dá principalmente pela mudança drástica feita no item Exp. Share, velho conhecido dos jogadores de longa data. Na nova versão, o item (que passa a ser um Key Item, ao invés de um consumível) divide a experiência das batalhas entre todos os pokémon do seu time, ao invés de só um que esteja com o item equipado, da mesma forma que o Exp. All fazia em Red, Blue e Yellow. Isso, atrelado às reformulações feitas no sistema de ganho de experiência tornam o jogo muito mais prazeroso de se jogar durante a campanha. Agora, todo e qualquer pokémon que participe da batalha receberá 100% da experiência, enquanto os demais pokémon do time receberão generosos 50% via Exp. Share. Capturou um pokémon selvagem? Ganhe mais um pouco de experiência, também. E para os que não gostarem dessa alteração, é possível desativar o Exp. Share e treinar um pokémon por vez, como era de costume. No entanto, com exceção dos que estiverem buscando treinar um monstrinho para jogar competitivamente, não vejo motivos para se querer fazer isso; é bom demais para ficar sem, ainda mais voluntariamente. Esse é o tipo de mudança que torcemos para retornar nas próximas versões da série.



Outra mudança que deve chamar a atenção de desavisados logo de cara são os gráficos. A série finalmente abandonou os sprites e se rendeu ao belo mundo do 3D, com ambientes totalmente tridimensionais, movimentação em oito eixos e batalhas com modelos tridimensionais de todos os pokémon. Junto com essa repaginada completa no visual, veio a customização do personagem principal, coisa que também já era um pedido de longa data dos fãs. Ao selecionar uma menina ou um menino como avatar, o jogador escolherá entre três tipos pré-estabelecidos, que mudam a cor da pele, dos olhos e do cabelo do personagem. Escolha sabiamente, pois a cor da pele não pode ser alterada depois, apesar de ser possível sim mudar cabelo e olhos, escolhendo entre uma generosa quantidade de penteados e cores diferentes durante o jogo. Além disso, é possível trocar as roupas do personagem como desejar, comprando várias peças de vestuário diferentes nas inúmeras lojas de roupa espalhadas por Kalos.



Uma alteração que ainda não chegou, no entanto, foi no que tange às vozes dos monstrinhos. Com exceção do Pikachu, que recebeu uma dublagem tal qual em Pokémon Yellow, os pokémon ainda possuem vozes iguais às de suas versões originais, se assemelhando com tons de discagem de internet. Isso é algo que não compromete a experiência, mas não foi dessa vez que pudemos ouvir as vozes dos nossos pokémon preferidos – isso é, a menos que seu pokémon preferido seja o Pikachu. A trilha sonora, em contrapartida, mantém o altíssimo nível de qualidade da série. Músicas épicas te esperam nas batalhas contra o rival, o Campeão, pokémon lendários, em algumas cidades... Faz por merecer a venda no iTunes que a Game Freak anunciou, de fato.

Pokémon X e Pokémon Y são, de fato, as versões definitivas de Pokémon. Maior, melhor, mais forte e mais bonito que qualquer coisa que já tenhamos visto com o nome Pokémon na capa. Pelo menos até o próximo jogo da série aparecer, com mais melhorias que queremos e que não sabíamos que queríamos, e então voltarmos a proclamar que são as novas versões definitivas. O jogo, sublime em cada aspecto, tem tudo o que um jogador veterano, novato ou que esteja retornando à série pode querer ou esperar de um jogo Pokémon. Este é, muito provavelmente, o título mais importante da biblioteca atual do Nintendo 3DS, e com certeza o jogo que todos os proprietários do console deveriam ter.


-- Resumo --

+ Toneladas de conteúdo
+ Velhos pokémon se mesclam aos antigos por toda a região
+ Gráficos que mostram a capacidade do portátil
+ Modo online competente

- Problemas de framerate com o 3D ligado
- Enredo simplório


10,0
COMENTáRIOS • site
Bruno Alves
16/12/2013 s 12:25
Olá pessoal. Sou novo no mundo nintendo, comecei ontem mais precisamente. E vi que Pokemon X e Y são dois jogos separados, eu queria saber qual é a diferença entre os dois. Grato desde já galera. Abrasss
Wellersson
04/11/2013 s 17:03
To louco por esse jogo *--------* (sou pobre, não tenho ainda haha)
MaryAnn
03/11/2013 s 10:33
@Al-Rashid: Acho que isso foi citado porque o enredo de BW/BW2 era muito mais trabalhado que o dos outros jogos.
Aristarkh
02/11/2013 s 12:45
"Já era... vou comprar o 3DS então."


Putz, que pena... Bora jogar Pokémon e Monster Hunter então!
Al-Rashid
02/11/2013 s 07:10
Não curto Pokemon, nem o desenho e nem o jogo, pq sei que é uma saga eterna, no entanto pq colocar enredo como um contra? Afinal não se joga Pokemon pela história.
Ro.G.er_Silver
01/11/2013 s 13:24
Já era... vou comprar o 3DS então.
Aristarkh
31/10/2013 s 02:07
"Não estamos falando que precisa ser remasterizado e com vozes de anime. "


Que se limite ao Pikachu, acho tosco no desenho os pokémons repetindo o nome o tempo todo, mas eu não curti muito os gritos remasterizados do X/Y, prefiro os do Pokémon Stadium, são menos "digitalizados": http://www.youtube.com/watch?v=VGPlatsBbMc
Jaime88
31/10/2013 s 00:53
Parabéns pela matéria Matheus/Batmatt, ficou muito boa, mesmo para um leigo em Pokémon, como eu
Thiagorpereira
31/10/2013 s 00:35
por mais que tenha alguns defeitos bem salientados na análise (ex: queda brusca do frame com 3D ligado ou em batalhas de trio), o jogo merece a nota 10, te prende muito, é simplesmente sensacional e evoluiu muito da quinta pra essa geração! To com 40h de jogo e com muita coisa por fazer ainda, e o online te prende muito mais que nas outras gerações, pq agora é tudo mais simples! MELHOR JOGO DO 3DS ATÉ AGORA!
Batmatt
30/10/2013 s 23:29
Ah sim, verdade. Vou alterar, meu ponto era em questão à dublagem mesmo, acabei comendo bola. Valeu pelo toque.
WTF Ivysaur
30/10/2013 s 22:16
Batmatt, você não entendeu o ponto.

Não estamos falando que precisa ser remasterizado e com vozes de anime. Estamos falando que você escreveu que os "choros" permaneceram intactos, o que não é verdade. Muitos pokemons tiveram os sons remasterizados. Ouça do o Raichu, Alakazan e Steelix. As diferenças são gritantes.
Batmatt
30/10/2013 s 21:02
Esse lance das vozes vai muito de opinião. Eu acho que já passou da hora de ter, tem gente que acha que não tem que ter nunca. É gosto. Não vou dizer que isso desmerece o jogo nunca, tanto que a nota permaneceu intacta.
BBK
30/10/2013 s 20:28
Jogo muito top ! Mas devido a defesa de TCC, nao poderei jogar tão cedo. Vou ficar só na vontade mesmo.
WTF Ivysaur
30/10/2013 s 18:44
True

V
Tokii
30/10/2013 s 17:59
Ótima análise! Cobriu todos os pontos, novidades e características do jogo e não deixou nada de lado.

Mas não concordo com o parágrafo que começa com "Uma alteração que ainda não chegou, no entanto, foi no que tange às vozes dos monstrinhos." pois isso é uma mentira. Todos as vozes dos Pokémon foram remasterizadas, algumas mais sutis que outras, mas nenhuma está no estilo 8-bit que era antes e graças a Deus só o Pikachu fala o nome dele
Ro.G.er_Silver
30/10/2013 s 17:38
Aristarkh

É! Tô na seca mesmo!
Batmatt
30/10/2013 s 16:53
Agradeço aos elogios e também às críticas. Já faz um tempo desde a minha última análise, então peço desculpas se "perdi o jeito" lol
Aristarkh
30/10/2013 s 11:31
"Pedi uma mulher pra namorar! Vamos ver, se ela aceitar, adeus vida gamer! Se ela negar, pego meu 3DS com Pokémon X na próxima semana!"


Não tem competência pra arranjar uma mulher que te aceite como gamer, ou tá a tanto tempo na seca que quer largar tudo pois pode ser sua última chance de ter sexo?
BrunoCesar
30/10/2013 s 10:56
Exatamente Thales. São observações esdrúxulas. Onde isso afeta na experiencia dos jogadores a ponto de tirar pontos das notas?
Apesar do Pokemon ter algumas quedas de framerate (em minha opinião, é quase imperceptivel a ponto de nem me incomodar), isso nao tira o brilho e as otimas experiencias do jogo, mas é um problema técnico.
Problemas técnicos devem ser considerados se afetam diretamente o emocional do jogador, novamente: A experiencia...
Thales
30/10/2013 s 10:34
Pois é, BrunoCesar. Na análise de Wind Waker HD da IGN, o qual tirou um 9.8, falaram que um defeito é que, quando o Link chega perto de uma fonte de luz puntual, como uma tocha, a forma como o modelo é iluminado faz parecer que ele é feito de cera ou sei lá. Quer dizer... Quem notaria isso durante o jogo? E quem seria capaz de dizer que isso altera a experiência? Eu sou da escola de Roger Ebert nesse sentido, que é justamente o que você falou: temos que transmitir o que o jogo nos fez sentir e por que o fez, nada mais, nada menos.
BrunoCesar
30/10/2013 s 10:13
Este Review disse tudo o que estou pensando e sentindo quando jogo pokemon X.
Parei na geraçao II (GSC), pois acostumei com os 251 pokemons. Alguns das geraçoes seguintes sao toleraveis, mas nao via monstros com carisma e em seguida (depois das evoluçoes) bestas feroses e serios.
Só via muitas vezes pokemons feios, com semblantes frageis e inuteis.
Voltei a interessar pois os pokemons favoritos das geraçoes anteriores voltaram e com novidades bacanas.
Estou feliz pela GameFreak integrar geraçoes antigas com as novas.
Alias, os iniciais desta geraçao sao bem vindos. Gostei demais...
A diferença entre as analises do portal Wii-Brasil com outros portais internacioanis, é que o site nao leva consideraçao somente pela questao "tecnica" do jogo, e sim pela experiencia versus o que lhe é proporcionado. O que reamente é demonstrado no jogo para tanto surpreender, quanto desafiar o jogador. Este, talvez, seja o "core" de entregar um jogo ao consumidor.
Ja os sites internacionais, preferem manter o status (se é que exista algum) procurando algum defeito ou alguma coisa que lhe desagrade, por mais que isto sejam tao minimo que nao é tao perceptivel à experiencia do jogador.
Um exemplo: um portal reclamar de que precisa gastar algumas horas para chegar ao segundo ginasio por conta de um vasto conteudo entre o primeiro e o segundo (cof cof...GT..cof cof). Isso é tao ruim mesmo?
I don't think so... Por conta disso (com exemplo) os avaliadores tendem a tirar alguns pontos das notas para justificar porque nao dao nota maxima...
É o cumulo isso...
WTF Ivysaur
30/10/2013 s 09:15
Bem, pelo menos é alguma coisa.
OVERHEAT
30/10/2013 s 08:41
@Ivysaur

É diferente. Tem menos conteúdo que o Platinum e por isso dá em torno de 20 horas, menos ou mais dependendo da experiência de quem joga.
Chrno
30/10/2013 s 01:12
A trilha sonora desse jogo é maravilhosa!
WTF Ivysaur
30/10/2013 s 00:48
No platinum tinha..

É tao diferente assim no D/P?
OVERHEAT
29/10/2013 s 23:22
"Falar que late game é detalhe, sendo que é algo que rende no mínimo umas 30 horas de jogo, presente em todos os jogos da quarta geração para cima, é algo meio estranho. "

Estranho mesmo é aonde você encontrou 30 horas de late game em D/P...
Naito
29/10/2013 s 20:35
"Falar que late game é detalhe, sendo que é algo que rende no mínimo umas 30 horas de jogo, presente em todos os jogos da quarta geração para cima, é algo meio estranho. "

Eu não disse isso. O problema das áreas pós-liga é realmente significativo, ele também me incomoda (aliás, é o único que me incomoda daqueles que você destacou). O meu ponto é que, mesmo com esse problema, o jogo tá rendendo bastante pós-liga. Pelo menos pra mim. Eu levei umas 30 horas até liga, mas eu já tenho quase 70 e cada dia aumenta mais.
Tem muitos pokémons pra treinar e, com o online, as possibilidades de adversários diferentes são bem numerosas.
Agora, o jogo tá perfeito? Não. Eu sei que não. Não duvido nada de que tão reservando coisas pro futuro, porque, como você mesmo disse, infelizmente Pokémon Z tem que vender.
Ro.G.er_Silver
29/10/2013 s 20:11
Pedi uma mulher pra namorar! Vamos ver, se ela aceitar, adeus vida gamer! Se ela negar, pego meu 3DS com Pokémon X na próxima semana!
WTF Ivysaur
29/10/2013 s 19:45
Queria falar "Mas isso não é 10 por cento do Black/White.", mas o sinal de porcentagem bugou no Wii Brasil.

Não entendo sua definição de detalhe. Falar que late game é detalhe, sendo que é algo que rende no mínimo umas 30 horas de jogo, presente em todos os jogos da quarta geração para cima, é algo meio estranho.

E sobre os outros "detalhes", o que me irrita é que:

1- São muitos

2- Poderiam ser facilmente corrigidos. Mas são foram, porque afinal, Pokemon Z tem que vender.
Naito
29/10/2013 s 19:35
"Só tem UMA cidade para late game. Sem rotas novas, sem cavernas, sem rematches."

Eu sei. Repare que eu mesmo fiz essa concessão, ao dizer: "Até concordo que faltaram mais áreas extra".

"E ainda quer discutir?"

Não estava discutindo em cima do fato de não haver muitas áreas novas, mas sim em cima do jogo ter ou não coisa pra fazer no post game. Mas se você tava falando estritamente das áreas pós-liga, então ok, não tem o que discutir mesmo.

"Mas isso não é 10"

Então, quando eu disse que concordo com a análise, eu tava me referindo ao texto, não ao número.
Besides, eu não acho que um game precisa ser 100% perfeito pra tirar nota máxima. Como, presumo, os defeitos do game não incomodaram o Doofie (assim como não me incomodaram), não achei que foi incoerente ele dar 10.

"Só não preciso de fanatismo para tentar tapar os efeitos, que são berrantes por sinal"

Ninguém aqui tá tapando defeito. Mas você precisa aceitar que um detalhe que te incomoda não necessariamente incomoda outra pessoa.

WTF Ivysaur
29/10/2013 s 19:16
Só tem UMA cidade para late game. Sem rotas novas, sem cavernas, sem rematches. E ainda quer discutir? Claro, tem o Battle Chateau e coletar a pokedex. Mas isso não é 10 por cento (sinal nao saiu aqui) do Black/White.

E claro sei que é um jogo Pokemon quando se trata de história e personagens. Não esperava nenhum twist. Mas a história é horrível comparada com qualquer outro pokemon. Os líderes são um bando de zé ninguém. TODO o trama do Team Flare acontece entre a sétima e oitava insígina. Resumo dos rivais: Nerd, gordo que quer dançar, menina fresca e rival de verdade. Foi obviamente criado as pressas.

"Isso não me incomodou nem um pouco." - Talvez porque você não sabia usar....

Tem problemas de performance. Isso é fato. Não vou desligar o 3D para isso. Mario Kart tem gráficos muito melhores em um 3D decente e rodando a 60 fps.

To jogando muito o jogo. 60 horas aqui. Comprei no lançamento e recomendo para todo mundo. Só não preciso de fanatismo para tentar tapar os efeitos, que são berrantes por sinal, pois aceito que o jogo não é perfeito.
nicolasacmf
29/10/2013 s 19:12
"Existem esses defeitos e o jogo tira 10.
Só o Wii Brasil para me fazer rir no início de uma manhã."

TODO jogo tem defeitos. Só o McWolf pra ser ridículo a ponto de achar o contrário. O fato do jogo tirar um 10 só quer dizer que os defeitos acabam não sendo tão importantes pro desempenho geral do jogo.

Além do mais, esse povo tem que parar de ligar tanto pra um número.
Naito
29/10/2013 s 18:50
Ótima análise, Doofie. Pokémon XY realmente está sensacional, já tô com quase 70 horas aqui. =)

" Praticamente sem late game"

Não é bem assim, cara. Até concordo que faltaram mais áreas extra, mas dá pra se divertir bastante depois do main game sim.

"História e personagens fraquíssimos "

Esperar história boa em pokémon é como esperar história boa em um Mario. É um daqueles jogos nos quais o enredo está longe de ser um ponto central, por isso não acho que caracteriza um grande problema, nesses casos.

"Problemas de performance"

Nope. Só se ligar o 3D. Eu deixei desligado all the way e tive uma ótima experiência nesse sentido.

"Música muito abaixo dos padrões Pokemon"

Não concordo. Eu amei a soundtrack de XY, achei tão boa quanto as demais.

"Sem a fucking Pokedex por região"

Isso não me incomodou nem um pouco.

"Poucos moves, abilities e itens novos"

Perhaps. Mas Pokémon já é uma série bem abastada nesse sentido, então eu não vejo tanto problema nisso não.

"Lumiose city ganha o prêmio de pior cidade já criada em um RPG"

Isso é verdade
Ledig
29/10/2013 s 17:41
@Batmatt, Mario Kart 7 faz magica então, você pode fechar, apertar Home ou jogar pela janela que ele continua conectado na internet ou Multi-local.
Arus
29/10/2013 s 17:33
Tem pequenos detalhes que me incomodaram um pouco, como a demora pra abrir a pokedex, sendo esta dividida desnecessariamente em 3

e o fato do jogo parecer ter sido apressado, ao menos na questão "3D"
A maioria das batalhas são 3D, mas tem algumas que não é possivel habilutar ele
A maioria do "overworld" é 2D, mas tem certas partes que é possivel ligar o 3D, sem falar que tem MUITA parte em que a angulação da camera muda dizendo "aqui era pra ter 3D" mas simplesmente não tem
WTF Ivysaur
29/10/2013 s 16:51
- Praticamente sem late game
- História e personagens fraquíssimos
- Problemas de performance
- Música muito abaixo dos padrões Pokemon
- Conexão cai se fechar o console ou apertando home. (Não seria problema se o jogo não forçasse você ficar parado por 20 segundos para se conectar)
- Sem a fucking Pokedex por região
- Poucos moves, abilities e itens novos
- Lumiose city ganha o prêmio de pior cidade já criada em um RPG
- Street pass é uma piada

Tem muitos pontos positivos, mas não tem como ignorar os negativos.

É tradição da série. 3 passos para frente, 2 para trás. Claro que vão lançar uma nova versão ano que vem consertando todos esses erros. Mas mesmo assim, vamos continuar fazendo piadas sobre Call of Duty.
Batmatt
29/10/2013 s 16:20
"Outra coisa que me irrita 1 pouco é o fato de você ter que conectar na internet manualmente o tempo todo, e cada vez que você aperta HOME ou fecha o 3DS ele desconecta, isso é MUITO chato!"

É que isso é uma falha do console, não do jogo. O 3DS corta a conexão com a internet quando você fecha, tanto é que você some da lista de amigos dos seus amigos.
ferrers405
29/10/2013 s 15:55
Amo Pokémon, esse jogo superou em muito minhas expectativas, mas acho que devido a alguns "defeitos" o jogo deixou de ser perfeito (por pouco), entretanto as mudanças em algumas mecânicas do jogo compensam e beneficiam novos jogadores, o que torna Pokémon muito mais acessível pra os jogadores no cenário competitivo.
RafaelGN
29/10/2013 s 14:59
Depois de ler a análise, não achei que a nota seria 10.
Discordo na parte do enredo, ele pode não ser tão maduro quanto o de BW, mas também é muito bom. Esse jogo tem os melhores rivais da série.
O jogo não ser todo em 3D me fez bastante falta, nem o lendário aparece em 3D na abertura. A queda de framerate não fez diferença pra mim.
Misturar pokémon antigos com novos foi realmente bom, mas só 69 (provavelmente 72) novos é muito pouco. Pelo menos diminuíram o número de lendários, que pra mim estava sendo maior do que deveria. A quantidade de mega evoluções também é mínima e acho que todos que mega evoluem deveriam ter 2 mega evoluções, assim como Charizard e Mewtwo. Também acho que apenas pokémon com 2 pré-evoluções e lendários deveriam mega evoluir, o resto deveria ter mais evoluções antes.
Serem 3 pokédexes ao invés de 1 é realmente chato e os cries dos pokémon continuam extremamente ruins. Mesmo que resolvessem não utilizar os sons do anime, podiam ter feito algo mais aceitável.
Como sempre, as diferenças de uma versão para a outra são mínimas.
Esses foram os pontos negativos e alguns positivos que discordei do texto, mas o jogo tem muitas qualidades.
Concluindo, diferente de BW, que tentou ser o melhor possível por ser a 2ª geração no DS, XY fez igual a DP, que melhorou muito em relação ao anterior, mas não muito mais que o esperado. Sendo assim, Pokémon Z me parece quase uma certeza e a 5ª geração ainda é minha preferida, mas XY também é ótimo, com as melhores inovações técnicas da série.
Ledig
29/10/2013 s 14:10
O meu também da umas quedas de framerate chatas mesmo em 2D durante as batalhas, mas quando liga o 3D é o caos, e o efeito nem sequer é bom, fiquei bem chateado.

Outra coisa que me irrita 1 pouco é o fato de você ter que conectar na internet manualmente o tempo todo, e cada vez que você aperta HOME ou fecha o 3DS ele desconecta, isso é MUITO chato!


Fora isso o jogo é simplesmente perfeito em tudo.
Aristarkh
29/10/2013 s 13:18
"E comigo o framerate, quando o 3D está desligado, só oscila nessas cenas que você comentou, onde a tela se divide e mostra os dois pokémon simultâneos."


No meu caso, só noto queda de frames exatamente nos mesmos casos tanto em 2D quanto 3D (Batalha tripla ficou um saco por causa disso).
Vitor-Cratinguy
29/10/2013 s 13:01
Irei ler a matéria porque ainda não tenho o meu Pokémon X
Batmatt
29/10/2013 s 12:15
"Aliás, obrigado por incluir o Super Training. EV training para preguiçosos como eu agora é uma realidade."

Somos dois, Rod, haha.

E comigo o framerate, quando o 3D está desligado, só oscila nessas cenas que você comentou, onde a tela se divide e mostra os dois pokémon simultâneos.

@McWolf fico feliz em lhe ser útil :)
Rd
29/10/2013 s 10:53
Sim, Aristarkh. Mas não o tempo todo. Não que seja uma desculpa, mas sem o 3D ligado ele só tem uma queda significativa quando rola aquele corte cinematográfico de dividir a tela no meio com um Pokémon em cada metade.
Aristarkh
29/10/2013 s 10:44
"Se você não sabe o que é framerate, vai descobrir se jogar esse jogo com o 3D ligado."


O framerate é instável até com o 3D desligado, pelo menos comigo.
McWolf
29/10/2013 s 08:28
Existem esses defeitos e o jogo tira 10.
Só o Wii Brasil para me fazer rir no início de uma manhã.
Rd
29/10/2013 s 07:54
Se você não sabe o que é framerate, vai descobrir se jogar esse jogo com o 3D ligado. Não faz absolutamente nenhuma diferença na hora de desfrutar o jogo, mas é incrível como essa taxa fica lenta.

Aliás, obrigado por incluir o Super Training. EV training para preguiçosos como eu agora é uma realidade.

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