Carregando
análise › 3ds 
The Starship Damrey
escrita por Thales Nunes Moreira

Em uma época cujas pessoas parecem acreditar que o número de explosões é proporcional à qualidade de uma narrativa, é reconfortante ver um pequeno jogo de eShop conseguir contar uma história (e uma ótima história) com tão poucos recursos, mesmo que faça muito pouco de novo.

O que é The Starship Damrey? Mecanicamente, é um muito simples defini-lo. Trata-se de um adventure, na forma mais tradicional do gênero. Aponte e clique: procure itens pelo cenário, use-os em locais específicos, abra novas áreas, encontre novos itens, repita. Há até mesmo sessões de pixel hunting. Embora a navegação seja em primeira pessoa, a fórmula permanece praticamente a mesma, com o detalhe de que só é possível carregar um item por vez, o que significa que sempre há apenas um problema para se preocupar.


Mas o que é a espaçonave Damrey? Essa pergunta é o ponto de partida do jogo e nada mais lhe é fornecido como motivação para seguir até o fim. Nada mais é necessário, porém. As mínimas informações dadas são só o suficiente para atiçar a curiosidade e nada mais. Você acorda de sua hibernação em uma cápsula e tenta descobrir qual é o estado da nave. Para toda descoberta, há um novo mistério e apenas no final tudo se encaixa. Portanto, é uma história cuja estrutura se encaixa perfeitamente no gênero do jogo, resultando em uma narrativa compacta (aprox. 3 horas) e eficiente.

Em consonância com as intenções do jogo, a apresentação de The Starship Damrey é extremamente minimalista. Os interiores da nave contém só o suficiente para estabelecer o tom e a trilha sonora é, na maior parte do tempo, simplesmente ausente. Esse não é um jogo de suspense, tal abordagem faz sentido para reforçar o vazio de uma nave sem tripulação e para deixar o pensamento fluir sem interrupções.


Ainda que conservador, The Starship Damrey nos lembra que estimular a imaginação do jogador é a ferramenta mais eficiente que um desenvolvedor tem em suas mãos. 

-- Resumo -- 

+ Narrativa
+ Apresentação

- Conservador




8,0


comentários
Luciano
29/05/2013 s 05:37
Como assim conservador ?

Pra mim o jogo parece até um certo ponto muito inovador inclusive, numa época em que jogos desse gênero são bastante escassos
Fujiro nakombi
26/05/2013 s 20:16
Um monte de analises vindo de uma vez! Agora estou gostando de ver!! o/

Pra ficar melhor ainda podia voltar as boas e velhas colunas da antiga wii brasil!! :D

A respeito do jogo, assim que sobrar uma grana no cartão irei pega-lo!
nicolasacmf
26/05/2013 s 19:52
Comprei e estou jogando com muita calma. Realmente, é conservador, mas isso é usado para o bem do próprio jogo. É mais tenso que qualquer Resident Evil por aí...
Shin
26/05/2013 s 09:41
Vou conferir esse jogo essa semana. Gosto do estilo e da Level 5!
WTF Ivysaur
25/05/2013 s 19:45
Bem que poderia voltar aquela seção de reviews do e-shop.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
SteamWorld Dig
wiiu    2
Shut the Box
wiiu    5
Master Reboot
wiiu    4
Mario Kart 8
wiiu    57
Shovel Knight
wiiu    6
Bravely Default
3ds    10
Child of Light
wiiu    13