Carregando
análise › eshop 
Ikachan
escrita por Thales Nunes Moreira

"Nade, Ikachan!". Bem, não é como se você tivesse mais o que fazer. Afinal, você é uma lula e subitamente acordou no fundo do oceano. Então, você aperta B (ou A), uma bolha de ar é projetada para trás. Ikachan começa a sua jornada.

Ikachan foi um dos primeiros trabalhos de Daisuke "Pixel" Amaya e, como todos os primeiros trabalhos de artistas com forte identidade, é possível vislumbrar aqui todos os elementos dos seus trabalhos posteriores, em menor ou maior intensidade: humor característico, personagens únicos e, acima de tudo, um respeito imenso pelo passado. Comparações, tanto com trabalhos posteriores de Pixel quanto com Metroid, são inevitáveis. Tomando Cave Story como parâmetro, Ikachan possui combates em número muito menor e também enfatiza menos o nivelamento, sobrando praticamente apenas a exploração.

A maior parte de Ikachan se resume à resoluçao de problemas envolvendo a população local, o que também constitui quase a totalidade da narrativa. "Vou te dar uma pérola se você me der algo de valor". Ótimo, mas o quê? Hora de andar por aí, talvez você encontre algo. Nesses momentos, o tamanho do mapa tem papel crucial, sendo grande o suficiente para permitir algum grau de exploração e recompensa, mas pequeno o suficiente para que os objetivos não fiquem muito espalhados e também para que nada pareça burocrático.

Esse relançamento para 3DS traz gráficos, sons e jogabilidade refinados além do esperado, mas ainda é pouco considerando a falta de conteúdo adicional, o que também ajudaria a rebater outra possível crítica: a curta duração. Uma hora e meia é o suficiente para o que Ikachan se propõe a fazer, mas definitivamente há potencial para expansão.



Os doze anos e meio que separam o lançamento original de Ikachan de hoje não foram capazes de apagar as suas qualidades, o que comprova a qualidade do seu design. Ikachan não é uma obra-prima, mas é uma experiência simples e agradável que merece uma nova chance.

 

-- Resumo --

+ Simplicidade;

+ Progressão fluida;

- Ausência de melhorias significativas em relação à versão original.




7,5


comentários
Nenhum comentário encontrado.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

wii u brasil no youtube

análises recentes
Bayonetta 2
wiiu    18
Lone Survivor
wiiu    4
Art of Balance
wiiu    5
Hyrule Warriors
wiiu    12
SteamWorld Dig
wiiu    2
Shut the Box
wiiu    5
Master Reboot
wiiu    4