Carregando
análise › wiiu 
Sonic & All-Stars Racing Transformed
escrita por Ivan Nikolai Barkow Castilho

Quando Sonic & All-Stars Racing Transformed foi anunciado, muitas pessoas se perguntaram no que ele poderia melhorar em relação ao original. A resposta é simples: tudo. A sequência é diferente de seu antecessor em tudo. Se você acha que este game é apenas uma modificação do original, está completamente enganado. Tudo aqui é novo - principalmente a "engine".

A sensação de controle do veículo é completamente outra e é difícil explicar, mas temos realmente um novo jogo aqui. Como já foi amplamente divulgado, SASRT permite que você corra de três maneiras diferentes: no chão, na água ou no ar - no entanto, as mudanças acontecem em lugares pré-definidos na pista. Grandes círculos azuis fazem com que seu carro "transforme" no formato que é mais adequado ao terreno. Com isso, a Sumo Digital pôde inserir pistas que jamais teríamos visto com apenas um veículo.



Pistas estas que são um ode às franquias da SEGA, passando desde de After Burner, OutRun (que é um bônus que vem com o jogo) até o próprio Sonic. Isso sem mencionar os personagens jogáveis. Não vamos estragar sua diversão (pois a grande maioria das pistas e personagens são destraváveis no game), mas apenas Ryo Hazuki de Shenmue ficou de fora dessa vez de personagem que os fãs possam reclamar do primeiro jogo. Sim, inclusive "ele" está presente e até um ainda mais absurdo que mescla três itens da SEGA em um só.

SASRT possui diferentes modos de jogo para entreter. O primeiro e o mais interessante é o "World Tour". Trata-se de diferentes desafios que devem ser concluídos selecionando três diferentes níveis de dificuldade (classe C, B ou A - e a S, que será destravada no fim). Acredite: no começo, você vai querer jogar na classe B ou inferior. O jogo é extremamente desafiador. Conforme for avançando e melhorando seu personagem - destravando principalmente os mods (modificações que permitem escolher qual atributo do veículo, como aceleração ou velocidade, deve ser melhor em relação a outro) - o nível cai um pouco. Um pouco não significa que ficará fácil. Você ainda vai penar bastante. Neste modo os desafios variam desde coisas como ganhar corridas, batalhas contra um tanque, "boost challenge" (mantenha o boost sempre que puder), entre outros. Aqui você destravará tudo para o jogo: personagens, pistas e mods especiais.



Mencionamos "boost challenge" no parágrafo anterior. Sim, a mecânica de "drift" (derrapagem) ainda existe, mas não é tão mecânica quanto o jogo anterior. Exige mais habilidade do jogador em abusá-la, além do fato que com as transformações acontecendo e com rampas, você também pode adquirir boosts com manobras mexendo no analógico da direita.

Mas ao mesmo tempo, os itens do jogo continuam não tão interessantes. Só temos os básicos de sempre, sem inspiração alguma, como um turbo ou projétil seja teleguiado ou não.



Além do World Tour, temos um Grand Prix básico e o modo Online/Offline do multiplayer. Destaque para a possibilidade de jogar com amigos "offline" em praticamente qualquer modo do game. O modo online também está fluindo muito bem - mas erros de conexão aconteceram.

SASRT é um pacote bem completo - bastante desafio para o jogador solitário e diversão com os amigos é garantida. No entanto, ainda assim existem alguns pontos negativos. O número de pistas poderia ser maior - o universo SEGA é gigantesco e as pistas existentes são bacanas, mas fica um gostinho de "quero mais". Bacanas, aliás, mas com um level design estranho. Se você não decorar o caminho das pistas, será usual você se perder nelas, principalmente quando estiver com o avião ou barco. O caminho não é claro para muitas pessoas (normalmente os "boosts" é que indicam para onde ir) e pode ser muito frustrante para elas. Com o carro, no entanto, é tudo bem claro.



A versão de Wii U possui algumas exclusividades que usam o GamePad principalmente, além do Mii ser jogável no título. A primeira delas é que você pode usar a tela do GamePad para ver o mapa da pista e os outros corredores, assim como uma visão traseira. Outra função é o sensor de movimentos - você pode usar o GamePad como se fosse um volante. A função básica de transferir a imagem do game para o GamePad, deixando a TV livre, também está presente.

Mas nenhuma dessas características mencionadas é interessante. O GamePad como volante se torna desinteressante em instantes e ver o mapa na tela é o básico que se espera, enquanto que a visão traseira não é tão funcional ou usada quanto se espera.

Por outro lado, temos o multiplayer. O Wii U permite um multiplayer local para até 5 pessoas ao mesmo tempo. Inclusive há alguns modos exclusivos em relação às outras versões, como "Super Monkey Ball Arena". A pessoa que tiver o GamePad é uma esfera de Super Monkey Ball e os oponentes usam o Classic Controller e devem desviar dela.

Mas a coisa mais crítica que aconteceu (e, no momento, já foi corrigida com o patch de versão 1.1.1.) foi que o firmware que o Wii U recebeu em seu dia do lançamento simplesmente deixou o game injogável, com diversos bugs em diferentes lugares. Por exemplo, os "Boost Challenges" não podiam ser jogados e impediam o seu progresso. É difícil analisar este caso - se vale a pena descontar pontos por causa disso - mas se você fizer justamente isso (atualizar o console e ignorar o patch que saiu duas semanas depois), você terá uma experiência horrível e que não reflete a qualidade que a Sumo Digital criou. De qualquer forma, fica a recomendação de baixar todos os patches existentes.

Concluindo, SASRT vale a pena ser conferido. Você com certeza espera por um Mario Kart no Wii U, mas até isso acontecer, SASRT pode saciar sua "fome". O jogo busca ter uma identidade própria e até consegue, mas sabemos que a comparação é inevitável. Porém, aproveite os dois títulos se puder. Posso garantir que a experiência de cada um será única.


-- Resumo --

+ Divertido
+ Desafiador
+ Variado
+ Multiplayer
+ Funções exclusivas do Wii U para o multiplayer

- Level design das partes aquáticas e aéreas
- Itens sem inspiração
- Funções do Wii U foram pouco exploradas
 




8,5


comentários
D2Boy
30/04/2013 s 18:37
Esse jogo é muito louco no Wii U vou comprar para o meu Wii U.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

wii u brasil no youtube

análises recentes
Lone Survivor
wiiu    4
Art of Balance
wiiu    5
Hyrule Warriors
wiiu    12
SteamWorld Dig
wiiu    2
Shut the Box
wiiu    5
Master Reboot
wiiu    4
Mario Kart 8
wiiu    57