Carregando
análise › 3ds 
Rhythm Thief & the Emperor's Treasure
escrita por Gustavo Vitor Barbosa Bomfim

Quando se pensa que a SEGA não podia surpreender mais na situação atual da empresa, o lançamento deste jogo de nicho vem pra provar o contrário. Rhythm Thief é o que vem sendo pedido - ousadia. Talvez não tão inovador - seus conceitos são uma mistura de muito já visto nessa indústria - mas definitivamente inesperado. No fim das contas, você já viu esse prato mil vezes, mas a apresentação faz ele ser... diferente. E isso é bom.



O título condena: ritmo é o tema. Dezenas de mini-games à la Ouendan/Elite Beat Agents permeiam a aventura de Raphael, parisiense com grande afinco musical em busca de seu pai desaparecido. Mas não se deixe enganar: Emperor's Treasure não são coletâneas como em WarioWare - o jogo consiste num balanceamento entre uma história contada via seções adventure Layton-esque, puzzles rítmicos e os ditos mini-games.

O jogo abre com o museu Les Invalides sendo invadido e nada menos que a tumba de Napoleão Bonaparte sendo violada. Semanas depois, após o alter-ego do protagonista, Phantom R, realizar um sorrateiro saque ao Louvre, este se encontra com um proclamado ex-Imperador atacando por motivos desconhecidos uma violinista. Na fuga contra a polícia e os capangas de Napoleão, Raphael leva a garota, Marie, a seu apartamento, e descobre relações entre ela, o dito Bonaparte e o desaparecimento de seu pai.



A partir daí, Raphael começa a investigar os mistérios em uma Paris surpreendentemente bem detalhada. Passando por telas de locais famosos como a Torre Eiffel até mais sombrios como as Catacumbas da cidade, toques na touch screen revelam itens, gravam sons e iniciam conversas com personagens. Hora ou outra o progresso é impedido e para avançar deve-se utilizar as gravações - o latido de um bulldog espanta um policial enquanto o som de carne grelhando atrai uma boca faminta. Esta é uma mecânica simples porém inteligente, e infelizmente mal aproveitada. Dentre os 60 sons presentes no jogo, poucos são utilizados para estes fins - e nunca estão a mais de 2 telas de distância do ponto onde são necessitados. Com um mapa na tela superior que sempre indica o destino (mesmo que, de acordo com a história, você o desconheça), progredir acaba sendo uma tarefa esperando ser feita e não a se pensar ou explorar.



E o prato principal: os mini-games. 50, dos mais variados tipos, com direito a easter eggs de Samba de Amigo. Um ou outro possuem "sequências" e uns nada mais são que versões diferentes de outros já apresentados - mas com um charme que os fazem parecer únicos. Alguns consistem de tappings e arrastões com a Stylus como em Theatrhythm Final Fantasy - mas com uma batida mais padronizada - e outros usam o sensor de movimento do portátil. O grande problema destes desafios rítmicos está na colocação da dificuldade. A penalidade pra erros em alguns mini-games é brutal, e muitas vezes um score perfeito pode se transformar em uma derrota por 3 ou 4 desleixes mais pra frente.



Completando o pacote estão quebra-cabeças rítmicos e cutscenes dubladas com ótimas animações e onde se encontram efeitos 3D impressionantes. Fora destas, a presença de 3D aproveitável é irrisória e muitas vezes seu slider deverá estar desligado - o mapa possui o efeito, mas toda a parte adventure do jogo se passa na tela inferior do 3DS e a presença deste nos mini-games acaba mais por atrapalhar o jogador do que melhorar a experiência.

Experiência esta que é única no 3DS - afinal, não é todo dia que se controla um ladrão de arte que enfrenta Napoleão Bonaparte com danças e músicas, partes essenciais do jogo que conta com vários ritmos originais como Moon Princess e Show Time. Fãs de jogos rítmicos e adventures encontrarão aqui uma surpresa agradável e algo como um checkpoint na longa espera por outro Ouendan.

 


-- Resumo --

+ Mini-games viciantes
+ Trilha sonora
+ Cutscenes com bom efeito 3D

- Penalidades brutais nos mini-games
- Algumas mecânicas são pouco aproveitadas




8,0


comentários
Vitor-Cratinguy
12/12/2013 s 18:22
Show

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
Cube Tactics
3ds    4
Blok Drop U
wiiu    2
Inazuma Eleven
3ds    4
The Cave
wiiu    6
Pikmin 3
wiiu    16
Sonic Lost World
wiiu    23