Carregando
análise › eshop 
Order Up!!
escrita por Pedro Henrique Lutti Lippe
Cooking Mama fez escola. Quando lançado para o Nintendo DS em 2006, o título transformou a Stylus em utensílios de cozinha, e surpreendeu o público com seu uso inteligente da tela sensível ao toque.

Influenciada pela série da Office Create, a SuperVillain Studios trouxe para o Wii dois anos mais tarde a evolução da fórmula dos simuladores de cozinha. Em Order Up!, os jogadores deixaram de ser apenas chefs para tornarem-se verdadeiros administradores do ramo da culinária.



Agora é 2012, e a vez é de Order Up!! - sim, com um ponto de exclamação a mais. No eShop, o título que chegou às lojas europeias em mídia física vicia tanto quanto seu predecessor e mostra que o picar de tomates ou o fritar de batatas continuam sendo atividades estranhamente divertidas.

O título tem início quando um (ou uma) chef chega de avião no restaurante de fast food Burger Face em busca de um emprego. A partir daí, o jogador assume a bancada da cozinha, passando por uma série de tutoriais que o ensinam a utilizar a tela sensível ao toque do 3DS para fritar bacon ou assar frango. Não há segredo nos controles: para virar um hamburguer na chapa, por exemplo, basta fazer um movimento circular com a Stylus. Após pouco tempo de jogo, todas essas ações tornam-se instintivas.

Apesar de ser fácil de controlar, Order Up!! rapidamente torna-se desafiador. Diferente do que acontece em Cooking Mama, o jogador aqui sempre deverá estar preparando mais de um ingrediente por vez - como aconteceria em uma cozinha real. Assim, enquanto a carne está na chapa, é necessário ir separando o alface e servindo o refrigerante, já que a agilidade no preparo da comida é o que mais rende gorjetas. Com o passar do tempo e o crescer da clientela, a ação torna-se frenética, e passa a cobrar bastante concentração.



O grande diferencial de Order Up!! em relação aos outros jogos do gênero é que ele oferece uma visão mais ampla do mundo da culinária. Nele, os jogadores não precisam apenas cozinhar, mas também contratar ajudantes, incrementar seu cardápio, cuidar da limpeza, impressionar críticos e até mesmo comprar ingredientes. Esta "camada extra" de jogabilidade torna o título mais variado do que um Cooking Mama.

Com gráficos 3D agradáveis e personagens muito bem animados, Order Up!! peca gravemente apenas no que toca a interface de usuário. Um pouco incongruente, ela confunde quando a cozinha está em ritmo acelerado, de forma que passar da chapa para o óleo às vezes pode consumir mais tempo do que devia. Felizmente, com certa dedicação é possível acostumar-se com suas peculiaridades, minimizando seu impacto negativo na performance de seus restaurantes.



Oficialmente, Order Up!! é o primeiro jogo originalmente lançado em mídia física a chegar ao eShop. E ele não decepciona neste papel, oferecendo bastante conteúdo e uma jogabilidade viciante e capaz de prender a atenção dos donos do 3DS. Fãs de Cooking Mama ou de minigames em geral não se decepcionarão.

-- Resumo --

+ Generoso em termos de quantidade de conteúdo;
+ Jogabilidade viciante;
+ Gráficos 3D simples e agradáveis;

- Interface de usuário inconsistente.




7,5


comentários
Nenhum comentário encontrado.

Apenas usuários cadastrados podem comentar.

Se deseja realizar seu cadastro, clique aqui.

Login de usuário


Lembrar?

análises recentes
Shut the Box
wiiu    5
Master Reboot
wiiu    4
Mario Kart 8
wiiu    57
Shovel Knight
wiiu    6
Bravely Default
3ds    10
Child of Light
wiiu    13
Cube Tactics
3ds    4